FBF diz que Arílson não foi suspenso

Ednaldo Rodrigues presidente da FBFA FBF publicou em seu site uma resposta à direção do Bahia, afirmando que não puniu o árbitro baiano Arílson Bispo da Anunciação. A Federação alega que o árbitro irá fazer um “recall” na Confederação Brasileira de Futebol, nos dias 18 e 19 de Março, a fim de ser avaliada sua capacidade técnica e física. A Federação afirma que não utiliza a política de punir seus árbitros.

A FBF também criticou a publicação no site do Bahia de que a entidade baiana usa de dois pesos e duas medidas em relação aos seus afiliados. A Federação alega que o árbitro que apitou o jogo entre Bahia versus Bahia de Feira, Glaudson Santos, não foi mais escalado para apitar mais os jogos do Bahia, usando uma política acautelatória, infirmando o que dissera o Bahia. Vejam a nota da FBF!

Confira a nota da FBF

A FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL, na qualidade de responsável pela realização e organização do Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 1ª Divisão, tomando conhecimento das manifestações dos filiados.

E. C. BAHIA e E. C. VITÓRIA, bem como de diversos internautas, repudiando a arbitragem do BA X VI disputado no último domingo, dia 28/02/2010, destaca que respeita as citadas manifestações, já tendo adotado as providências que lhe competem, e dentro do seu limite de atuação, analisando a situação com a necessária frieza e imparcialidade, salientando que não lhe cabe determinar a suspensão de árbitros, o que não fez, considerando que os mesmos não são seus empregados ou subordinados sob qualquer hipótese.

Especificamente com relação à manifestação do E. C. BAHIA, divulgada na sua página oficial na internet, esclarece a FBF que não age com dois pesos e duas medidas, tanto assim que o árbitro GLEIDSON SANTOS OLIVEIRA, cuja atuação na partida BAHIA três X cinco BAHIA DE FEIRA foi questionada pelo primeiro, diretamente ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA e não a FBF como foi informado, mesmo assim por sensatez, não foi mais escalado para sorteios em seus jogos, o mesmo ocorrendo com árbitros criticados pelo FLUMINENSE DE FEIRA FUTEBOL CLUBE, sendo certo que a não indicação para sorteios não significa nenhum tipo de veto, contudo, uma medida acautelatória adotada pela FEDERAÇÃO, que, acima de tudo, deseja e busca sempre o bem do futebol baiano, medida esta que, diga-se de passagem, pode ser revista a qualquer tempo, dentro das prerrogativas estatutárias e legais conferidas às entidades de administração do desporto, inexistindo, pois, qualquer precedente.

Frise-se, mais uma vez, que o árbitro ARILSON BISPO DA ANUNCIAÇÃO não foi suspenso ou algo que o valha, simplesmente não atuará nas próximas rodadas do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 1ª Divisão de 2010, porque participará de uma avaliação física e teórica denominada FIFA TEST a ser promovida pela CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL – CBF nos dias 18 e 19 do corrente mês, para árbitros que integram o quadro nacional, atividade que já estava programada antes mesmo do BA X VI, inclusive divulgada no site oficial da FBF desde o dia 19/02/10, inexistindo assim tratamento diferenciado dispensado pela FBF, que dirige o futebol do nosso estado “sem olhar a quem” e sem qualquer tipo de preferência ou favoritismo, ao contrário da suspeita levantada pelo E. C. BAHIA.

É importante lembrar, como já ressaltado em oportunidades pretéritas, que a arbitragem baiana vem cada vez mais se destacando, inclusive a nível nacional, sendo a FBF uma das poucas federações que realizam a denominada “pré-temporada dos árbitros”, na qual são realizados EXAMES MÉDICOS CARDIOLÓGICOS E OFTALMOLÓGICOS, testes físicos de acordo com os parâmetros internacionais, além de serem ministrados cursos e palestras diversas, tudo visando o aprimoramento dos árbitros.

Lembramos que a FBF e a FEDERAÇÃO PAULISTA, são as duas únicas do país cujos árbitros utilizam o ponto eletrônico durante os jogos, facilitando a comunicação não só entre o árbitro central e seus assistentes, mas também com o quarto árbitro, demonstrando que, além da preocupação de natureza técnica e com a preparação física, a FBF faz uso da tecnologia a fim de dar aos seus árbitros totais condições de trabalho.

Eventuais equívocos sempre serão cometidos pelos árbitros de futebol e a FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL, como visto, faz de tudo para evitá-los, e, inclusive, quando ocorrem não os deixa passar em branco.

Por fim,entendemos as preocupações dos clubes e também dos torcedores, ressalvando, contudo, que a entidade não aceita o retorno da nefasta prática do veto, por entender que a mesma depõe com o progresso e com os níveis de profissionalismo já alcançados pelo futebol, não só na Bahia, mas em todo o mundo.

Salvador, 03 de março de 2010.

Ednaldo Rodrigues

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário