Extra! Extra! Bahia ganha do Santos de Pelé!

Impressionante e extraordinário, o Bahia se sagraria o primeiro Campeão Brasileiro num torneio entre clubes que uma nação jamais esqueceria. Marito, Biriba e cia honraram a Bahia esportiva num cenário épico, o Maracanã. Os desportistas baianos esperavam em Salvador para comemorar com os jogadores o feito hercúleo de um título nacional contra o todo poderoso Santos. As bodas de ouro do Bahia merece registro. Veja matéria do sítio do Globo.com!

Há exatos 50 anos o Bahia conquistava a primeira competição nacional de clubes. A Taça Brasil era de 1959, mas a grande final só aconteceu em 29 de março de 1960. O título o levou a representar o Brasil na edição de estreia da Taça Libertadores , competição continental mais importante da América.O Bahia enfrentou o todo poderoso Santos de Pelé na decisão, apesar de o Rei não ter atuado no último confronto, machucado. Foram três jogos entre as equipes. No dia 10 de dezembro de 1959, a equipe baiana venceu o Peixe na Vila Belmiro por 3 a 2. Na Fonte Nova, os santistas levaram a melhor: 2 a 0. Então, o duelo seria definido em um terceiro jogo, disputado no Maracanã, campo neutro.

Marito segura o troféu da Taça Brasil de 1959

Só que Coutinho, Pepe e companhia partiram para uma excursão pela Europa. Por isso, a partida decisiva aconteceu apenas três meses depois. Sem Pelé, mas com o restante do time completo, o Santos não conseguiu vencer. Tricolor 3 a 1. Os gols da final foram marcados por Vicente, Alencar e Léo. O time entrou em campo com Nadinho; Nenzinho, Henrique e Beto; Flávio e Vicente; Marito (na foto), Alencar, Léo, Mário e Biriba.

O Tricolor ainda teve o artilheiro da Taça Brasil: o atacante Léo, com oito gols. Naquela competição, o Bahia havia eliminado o CSA-AL, Ceará , Sport e Vasco . Além deles, o torneio contou com outros campeões estaduais: ABC-RN, Atlético-MG, Atlético-PR, Auto Esporte-PB, Ferroviário-MA, Grêmio , Hercílio Luz-SC, Manufatora-RJ, Rio Branco-ES e Tuna Luso-PA.Confira a campanha do Tricolor:
Bahia 5 x 0 CSA e Bahia 2 x 0 CSA;
Bahia 0 x 0 Ceará , Bahia 2 x 2 Ceará e Bahia 2 x 1 Ceará ;
Bahia 3 x 2 Sport , Bahia 0 x 6 Sport e Bahia 2 x 0 Sport ;
Bahia 1 x 0 Vasco , Bahia 1 x 2 Vasco e Bahia 1 x 0 Vasco ;
Bahia 3 x 2 Santos , Bahia 0 x 2 Santos e Bahia 3 x 1 Santos .

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário