Objetivo do Vitória é superar ano de 2004

Ainda que o futebol seja um bicho traiçoeiro e imprevisível, reputo o jogo de hoje, entre o Vitória e o Corinthians, como mais um treino de quase luxo, bem do estilo ao que aconteceu no último domingo, que fazendo experiências com alguns jogadores, meteu quatro no Ipitanga sem ao menos ficar vermelho.

Pelo time que têm, pela campanha que faz até então no campeonato baiano, é quase uma obrigação vencer os alagoanos com o placar suficiente para não perder tempo e gastar camisa apenas na próxima fase, quando provavelmente deve enfrentar o Náutico.

A Tribuna da Bahia desta terça-feira, lembra a Copa do Brasil de 2004, quando o Leão de Vampeta, Edílson e Obina após uma ótima campanha, acabou sendo eliminado pelo Flamengo no maracanã e o azarão Santo André, de Péricles Chamusca, neste mesmo estádio e adversário, roubou a cena, venceu o Flamengo e acabou campeão perante a 70 mil Flamenguistas.

Com o aproveitamento de 81% em nove jogos disputados, o Vitória está sobrando na disputa da fase de classificação do Campeonato Baiano. Líder absoluto e isolado com 22 pontos ganhos, tem o maior número de vitórias, sete; o ataque mais positivo com 21 gols; a defesa menos vazada, com seis; o melhor saldo de gols, 15, e o artilheiro isolado do Estadual, Ramon Menezes, com sete gols marcados. O time baiano coloca em xeque essa campanha no jogo desta tarde, contra o Corinthians de Maceió, no Estádio Nélson Feijó, na capital alagoana, na estreia da Copa do Brasil 2010.

Quando o assunto é Copa do Brasil, o ano de 2004 não sai da cabeça dos torcedores do Vitória. Com um grande time montado para a temporada, com a presença inclusive de Edílson, Vampeta e Obina, o rubro-negro chegou às semifinais do mata-mata nacional, sendo eliminado pelo Flamengo e ficando na quarta colocação do campeonato.

O melhor desempenho do Vitória na Copa do Brasil teve início com dois triunfos sobre o Colatina (2 a 1 fora de casa e 4 a 0 no Barradão). Na segunda fase, a vítima foi o Sampaio Correia. O Vitória perdeu fora de casa por 1 a 0, mas deu o troco em seu alçapão, com uma vitória por 3 a 1. Em seguida, passou por Internacional ( 1 a 1 em Porto Alegre e 3 a 1 em Salvador) e Corinthians (vencendo por 2 a 0 no Barradão depois de ter perdido por 1 a 0 em São Paulo.

Com a passagem para a semifinal da competição, o sonho do primeiro título nacional na história centenária do clube ficou ainda mais aceso na Toca do Leão. Mas, o Vitória não resistiu ao rubro-negro carioca. Nos dois confrontos com o Flamengo, derrotas por 1 a 0 em Salvador e 2 a 0 no Rio de Janeiro. Hoje, quando a bola rolar em Maceió, às 15h15, o atual elenco do Vitória terá a chance de dar o pontapé para superar esta marca e gravar de vez o nome na história do clube.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário