Leão tem o dobro de público em relação ao Bahia

É fato, e contra fatos não há argumentos. O Vitória vem assumindo a dianteira em número de torcedores nos jogos em Pituaçu. Mesmo mais caro o ingresso nos jogos do rubro-negro, o torcedor do Vitória está mais empolgado com seu time. Já o Bahia não repete o sucesso de públido de anos passados neste começo de campeonato. A matéria é do site da Justiça Deportiva.

* As críticas dos tricolores à matéria tem cabimento. Estão certos os tricolores ao argumentarem que o primeiro Bavi tinha mais tricolores no mando de campo do rival. O jornalista se guiou por numeros frios, não foi ao estádio. Só verificou de quem era o mando de campo.

A rivalidade entre Bahia e Vitória não se resume às quatro linhas do gramado. Nas arquibancadas as torcidas também mostram rivalidade. Clube detentor de alta média de público na história do futebol brasileiro, o Tricolor começa 2010 em baixa. O rival Vitória, campeão estadual por sete vezes nas últimas oito edições, tem a cada ano levado cada vez mais torcedor ao estádio. Na atual temporada, depois de três jogos como mandante para cada um, o Leão mostra números melhores que o do Tricolor de Aço fora dos gramados.

Todos os seis jogos que Bahia e Vitória realizaram como mandantes foram no estádio de Pituaçu, em Salvador, local administrado pelo governo estadual. Com a Fonte Nova interditada e em breve demolida para a construção da Arena Fonte Nova, e com obras no estádio do Barradão, ambos os clubes passaram a mandar suas partidas no mesmo local.

Na soma das bilheterias obtidas pelo Vitória, o Leão contabiliza 29.927 ingressos vendidos, contra apenas 13.960 do Bahia, ou seja, menos da metade que o rival. Consequentemente, o clube rubro-negro também lidera na redá bruta: R$ 670.387,50 contra R$ 265.440,00. A média de público por jogo do Vitória é de 11.751 pessoas, incluindo o público pagante. Já o Bahia chega a pouco mais da metade que a média do rival: 6.178.*

Apesar da distância grande entre as duas equipes, que ocupam as primeiras posições na lista de maiores públicos e rendas, Vitória e Bahia estão bem acima da média de público geral do Campeonato Baiano de 2010. Com um total de público de 117.945 pessoas, a média de todo o Estadual é de 3.276. Somente o público dos jogos do Vitória corresponde a 29,89% do total, enquanto o público do Bahia responde por 15,71% do total.

A próxima oportunidade para o Bahia passar a encher mais as arquibancadas nos seus jogos será já neste domingo, dia 7 de fevereiro, contra o Atlético Alagoinhas. Já o Vitória será mandante no dia 18, contra o Fluminense de Feira

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário