Qual o melhor campeonato regional nordestino?

Poucas coisas estão tão contaminadas entre a arrogância e o bairrismo como o futebol nordestino. O baiano não discute com o pernambucano, enquanto os cearenses são desprezados pelos baianos e pernambucanos. É verdade que o público e a dimensão da torcida nordestina nos seus campeonatos regionais sobre outros nunca foi dimensionada. O baiano torce mais que o pernambucano, enquanto os cearenses são mais tímidos em seu bairrismo?

As torcidas nordestinas quando se encontram em campeonatos inter-regionais ou brasileiros muita memória afetiva entra em jogo. Qual o Leão mais autêntico? O tricolor mais bonito do nordeste brasileiro? Quem leva mais torcida para o estádio independentemente de momento? Essas perguntas me permitir fazê-las, pois fico dividido entre dois mundos igualmente ricos de memória no futebol. Um verdadeiro baiano e pernambucano me sinto. Trânsito entre paixões pelo Santa Cruz e o Bahia, este time do coração deste blogueiro, até por vezes pego torcendo pelo Sport-PE, nunca pelo Vitória.

Afinal, as afinidades entre o Bahia e o Santa Cruz se cruzam em alguns momentos com ídolos comuns, como: Dadá Maravilha e Marcelo Ramos, como também quando memorávelmente baianos e pernambucanos jogaram na Fonte Nova uma partida em que o Bahia desclassificaria o Santa com uma goleada quase impossível de 5 x 0. Reza a lenda que um pernambucano foi torcer pelo Santa em Salvador nesse memorável jogo, e viajou de bicicleta para tanto. Chegou a Salvador, mas sua bicicleta já não tinha condições de voltar a Recife, a viagem longa desmontou a bicicleta. Pois a torcida do Bahia fez uma cotinha para comprar a passagem de volta do torcedor do Santa.

Essas histórias e muitas outras são passadas na memória dos nordestinos quando o torcedor se desloca de uma capital para a outra sempre levando consigo boas estórias. As tradições dos clubes nordestinos se mesclam muitas vezes em feiras populares em que você pode encontrar uma flâmula do seu time do coração com um mascote diferente do oficial, como ganhei de uma amigo uma flâmula de um Super-homem com chapéu de couro do nordestino do sertão. As gozações também não param quando na internet os pernambucanos, baianos e cearenses se encontram. Difícil é torcer para o Fortaleza que é tricolor e leão.


Bahia perde pela Copa-SP de Futebol Júnior

Jogando agora à noite pela taça São Paulo de Júnior, em Leme, São Paulo, contra o Marilia, o Bahia foi derrotado pelo placar de 1 x 0. O próximo jogo do tricolor será o sábado, dia 10, quando decide sua sorte jogando contra o Lemense. Após a derrota, o tricolor passou a ocupar a 2º posição com 3 pontos, seguido do Porto e Lemense com apenas 1 ponto. O Marilia lidera o grupo com 6 pontos.

GRUPO R

Bahia 0 x 1 Marilia-SP
Porto-PE 2 x 2 Lemense-SP


Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário