Rebaixamento: América, Juventude ou Bahia?

A derrota do Vila-Nova para o América-RN ontem à noite em Natal recolocou o Bahia na zona da degola. (O time potiguar se igualou em pontos, entretanto supera o Bahia, porque tem uma vitória a mais que o antigo tricolor de aço: 11 a 10) A tensão aumenta, e o próximo jogo na terça-feira contra o Vila Nova (GO) assume contornos de mais um jogo de vida ou morte, para tristeza e sofrimento do maltratado torcedor tricolor.

Os próximos jogos do Bahia são: Vila Nova-GO (C), Ponte Preta-SP (F), Guarani-SP (C) e Atletico-GO (F), sendo os dois últimos travando uma guerra de foice por uma das vagas. Enquanto a seqüência do América é um difícil embate contra o Figueirense no Machadão, que ainda luta desesperadamente pela série A, depois o time potiguar pega o Vasco classificado, naturalmente desmotivado e em clima de festa no Rio de Janeiro, o Ipatinga (C) que não almeja mais coissíssima alguma e finalmente se depara com o surpreendente Ceará no Castelão, em Fortaleza.

A seqüência de jogo dos dois clubes que disputam uma vaga na permanência na série “B” está completamente aberta, o jeito é esperar que o Juventude que soma apenas um único ponto acima do Bahia e América (39 pontos) tropece e passe a fazer parte do cortejo fúnebre onde o Bahia de Marcelo Guimarães Filho e seus parceiros, todos viciados na lama, passeia numa boa.

O Juventude nesta reta final enfrenta já na próxima terça-feira a Portuguesa (na batalha por uma vaga) em seguida o São Caetano (em São Paulo), o Atletico-GO (também na correria) em Pelotas, na seqüência, o bicho pode complicar, pois o time de Mendes encerra sua fracassada participação na Série B enfrentando o Guarani-SP em Campinas, possivelmente ainda correndo atrás de uma das vaga, vaga que desde inicio da competição parecia liquida e certa.

Projeção, reza brava e exercício de adivinhação não esclarece absolutamente nada ao torcedor tricolor, o jeito é esperar até o dia do juízo final (28 de novembro) para sabermos se o Bahia ganha uma sobrevida ou novamente dar outro salto no escuro.

Sou Bahia, mais não sou maluco, observando a questão sem paixão e me pautando pura e simplesmente pelo futebol praticado pelo Bahia neste segundo turno, estou seguro e convencido que, uma das vagas para os passageiros com destino à série C, pertence por méritos e merecimento ao Esporte Clube Bahia.

Confira o complemento da 34ª rodada da série B
Paraná 1 x 1 Duque de Caxias
Vasco da Gama 2 x 1 Juventude
Atlético-GO 4 x 1 Guarani
América-RN 2 x 0 Vila Nova
Classificação aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário