Vitória é o melhor time do Norte-Nordeste

Torcida do VitóriaDos três representantes nordestinos na Série A do Brasileirão de 2009 – Vitória, Náutico e Sport -, o rubro-negro baiano é dono da melhor campanha quando comparado aos rivais pernambucanos. Aliás, essa não é a primeira vez que o único representante da Bahia na 1ª divisão do Brasileirão se destaca como representante da região no futebol nacional. Desde que voltou à elite do campeonato brasileiro, no ano passado, a equipe vem empolgando a sua torcida que sonha com vaga na Libertadores e, futuramente, com o inédito título nacional.

Isso porque, em 2008, também sob o comando de Vágner Mancini, a equipe rubro-negra encerrou sua participação na décima colocação, à frente de Sport e Naútico, que ficaram na décima primeira e décima sexta colocação, respectivamente. Em 2009, apesar do brasileirão ainda estar em andamento, há uma grande possibilidade do Vitória atingir novamente essa marca. O Leão ocupa atualmente a décima posição, com 41 pontos, doze a frente do Náutico, que é o décimo oitavo com 29 e dezesseis a frente do Sport, que é o décimo nono com 25. Faltando apenas nove rodadas do fim do campeonato, só um milagre tiraria do Vitória a marca de melhor equipe nordestina da Série A pela segunda vez seguida.

Para além das regiões Norte (que não tem representantes na Série A) e Nordeste, os números colocam o Vitória entre os melhores no segundo turno do Brasileirão. No início do Campeonato Brasileiro, o Leão foi líder na primeira rodada, e figurou entre os quatro melhores por outras 11. Retomando o bom começo do campeonato, o rubro-negro, após 10 rodadas, é o quarto colocado no returno. O Vitória conquistou 16 pontos nos quatro triunfos – contra Atlético (PR), Palmeiras, Inter e Botafogo, e nos quatro empates – contra Grêmio, Cruzeiro, Santos e Flamengo. No returno, apenas duas derrotas: para Santo André e Sport. O ataque marcou 17 gols e a defesa sofreu 14.

E por falar em Nordeste, o próximo adversário do Vitória é justamente o Náutico. A equipe realizou treinamentos hoje, nos dois turnos, com vistas à partida do próximo domingo, no Barradão. Os jogadores realizaram um trabalho físico e técnico na manhã de ontem, comandados pelo auxiliar técnico Carlos Zara e, à tarde, Mancini – que ficou em São Paulo após a partida contra o Santos -, retomou as atividades. Roger, Leandro Domingues, Uelliton, entregues ao Departamento Médico, ainda não estão confirmados para o jogo.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário