Vergonha do Nordeste? Quem?

Faixa Vergonha do NordesteHoje à noite o estádio de Canabrava vai receber o jogo entre vitória e flamengo. Promete ser um bom jogo, pois os dois times estão em boa fase. Como é sabido pelos freqüentadores deste prestigioso site/blog, sou Tricolor de coração, portanto não torço para nenhum dos dois times. Aliás, só torço para um time no mundo: O BAHIA! Quando às vezes (muito às vezes) assisto a jogos do Campeonato Italiano ou Espanhol, tipo, Barcelona x Sevilha, algum colega me pergunta: tá torcendo pra quem? De imediato eu respondo: Bahia! Quando perguntam: torce pra que time em SP? Respondo: Bahia! Confesso que tenho torcido pelo sucesso de Adriano, o Imperador, embora não queira o sucesso do flamengo (não sei se é possível Adriano ter sucesso e o time não, mas…); Esse mesmo raciocínio eu tenho em relação a Ronaldo: que ele tenha sucesso, mas o corinthians não.

Mas não quero falar de minhas preferências clubísticas. Quero falar de uma “pseudo-consciência” das testemunhas do vice. É sabido que as referidas testemunhas gostam de postar faixas no estádio de canabrava com total conivência da diretotia rubro-negra. Já se utilizaram de faixas para ofender o Governador do Estado (essas mesmas pessoas deveriam postar agora uma faixa agradecendo pelo convênio), para fazer gozações com o Bahia e PC (normal, faz parte…) mas uma faixa, em particular, é despropositada, desrespeitosa e arrogante!!! Uma que, em jogos com times do sul/sudeste, é colocada ao lado da divisão das torcidas com a frase: VERGONHA DO NORDESTE => .

Sou Tricolor, como já disse, Baiano, Nordestino e Tenho orgulho de tudo isso. Mas não posso, ou melhor, NÃO PODEMOS, condenar, desrespeitar e ser arrogantes com aqueles que torcem para times do Sul, Sudeste, Norte, Centro-Oeste, Iraque, Rússia, Bélgica, enfim, por qualquer outro time. Aliás, nós, Nordestinos, nem temos AUTORIDADE para tal. De todos os times do Nordeste, só dois conseguiram títulos nacionais: Bahia (Bi-Campeão Brasileiro) e Sport (Campeão Brasileiro[87] e campeão da Copa Brasil). Como podemos condenar um baiano/nordestino que torce para Flamengo (tetra-campeão brasileiro), Palmeiras (tetra(quase penta)-campeão brasileiro), São Paulo (Hexa-campeão Brasileiro), Vasco (tetra-campeão), só pra ficar nesses exemplos. NÃO PODEMOS e não devemos. Muitos torcedores, principalmente do interior, cresceram vendo o Flamengo pela TV Globo ou Ouvindo pela Rádio Globo AM. Muitos só assistiam aos “gols do fim de semana” de Bahia e vitória. Os jogos dos times baianos não eram transmitidos nem pelo rádio nem pela TV. Como então eles poderiam torcer???? Ainda mais com nossos times apagados no cenário nacional.

Certa feita, ao conhecer uma colega de escola que jogava futebol, perguntei a ela pra que time torcia: ela respondeu: Para o Palmeiras! Retruquei: Mas para o Palmeiras, temos que torcer para times do Estado! Ela treplicou: Torcer pra quem? Bahia, vitória? Que não são campeões Brasileiros há muito tempo (no caso do vitória, muito tempo mesmo)? Mudei de assunto.

A preferência clubística não segue qualquer tipo de racionalidade. É puramente emocional. Muitos dizem que os pais podem influenciar. Balela. Conheço amigos rubronegros fervorosos, que compraram camisa do vitória para o filho pequeno, levaram ao estádio de canabrava e depois de “crescidinho” o herdeiro passou a torcer pelo Bahia. Caso de pais tricolores que tentaram influenciar o filho sem sucesso, com certeza, deve existir também!

O Art. 5º da constituição, em seu inciso II, diz que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Diante disso, pergunto: Existe alguma lei que obrigue Nordestino a torcer por Time do Nordeste? Que obrigue Sulista a torcer por times do Sul? A resposta é um sonoro NÃO!!!!!

Não somos melhores nem piores do que os torcedores nordestinos de flamengo, são paulo, vasco, corinthians…

As testemunhas do vitória, estão sendo destaque no Brasil inteiro não como uma torcida apaixonada, presente, incentivadora, e sim como arrogante, soberba e pedante. E tudo isso com a conivência amadora da diretoria. Daqui a pouco, o estádio de canabrava vai ser conhecido como Casa de Mãe Joana, local onde todo mundo faz o que quer sem ser “regulado”, no caso, onde todo mundo escreve e coloca a faixa que quiser sem que a diretoria se manisfeste!!!! E assim, a torcida do vitória é que vai sendo a “vergonha do Nordeste”!.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário