Eu quero falar de vida, quero falar de Vitória

Chega de buscar fantasmas do passado! Vamos encarar a realidade: o futuro do futebol baiano pertence ao E.C.Vitória. Não falo como quem inveja, muito mais admiro a força dos rubro-negros em transformar o Vitória num clube de futebol hoje reconhecidamente estruturado. Na coluna de um conceituado jornalista paulista, José Roberto Torero, em recente matéria na Folha de São Paulo, o jornalista apresenta um diagnóstico do futebol nordestino e aponta o rubro-negro baiano como exemplo a ser seguido. Não foi um rubro-negro que escreveu a matéria, portanto a coluna tinha a neutralidade suficiente para perceber a distância que está administrativamente o Vitória dos seus co-irmãos nordestinos.

O primeiro aspecto a ser salientado é a postura rigorosamente preocupada em manter o Vitória com os pés no chão. O Vitória obteve êxito porque não faz uso de antecipação de verbas de televisão nem contratou jogadores a peso de ouro a fim de preservar o seu clube de um endividamento que poderia comprometer o pagamento dos salários dos demais jogadores e as gestões que se sucederiam a atual. Além dessa saudável política de trilhar com o pensamento para o futuro sem descuidar do presente, o Vitória passou pelo juízo de admissibilidade, como dizem os juristas, ao tornar-se capaz de parcerias junto ao poder público, as certidões negativas de pagamentos junto à órgãos federais, estaduais e municipais lhes conferiram esse direito. Com isso, o Vitória serviu de exemplo e formalizou uma ótima parceria com o Estado que beneficiará a população local do entorno do seu Estádio que irá receber um poló esportivo e ainda vias modernas de acesso ao Bairro.

Longe dos holofotes e rádios, sem discursos prontos ou dissimulações, o seu Presidente Alex Portela tem ganho fãs pela Bahia afora e também fora da Bahia como exemplo de “cartola” com uma mentalidade muito acima dos demais e habituados dirigentes que sempre voltam a rádio e tevês para explicar derrotas, demissões e dívidas. O Vitória possui o orgulho da Bahia esportiva não por obra do acaso, nem por vingança do destino os deuses querem beneficiar o rubro-negro por sua simpática torcida. A conquista do Vitória é mais uma demonstração de responsabilidade na administração do que pertence a uma coletividade maior, o que intensifica nossos escrúpulos e a nossa dedicação em fazer bem feito algo para o torcedor, o maior tributo de um clube de futebol popular. Que sirva de exemplo para outros clubes baianos e brasileiros!

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário