Bragantino x Bahia: Mais um dia de sofrimento!

Antigamente, ainda na época do arco-íres em preto e branco, em dias de jogo do Bahia era festa, acordava, abria os olhos e pensava: “É hoje”! O dia decorria em função daqueles 90 minutos, quando não na quarta-feira, era no domingo, fosse ele de chuva ou de sol, nada importava, torcer era puro prazer, vencer era uma satisfação a mais.

Hoje as coisas mudaram, não só nas datas dos jogos, mas também nas expectativas, se antes acordávamos ansiosos, hoje acordamos temerosos e desmotivados; se antes se jogava para vencer, hoje joga-se apenas para não morrer; se antes havia orgulho, hoje há desalento; medo e desespero e, como aqui não há meninos vamos lá falar o bom português/indireto e não tão reto para dizer que, hoje, pra lá das cervejas geladas, é dia do torcedor tricolor colocar, digamos… o “relógio no ponto”, afinal alguém já disse: que tem “Roscofe” tem medo. Sabemos que uma nova derrota, para o Bragantino , vai ampliar a abertura de entrada na Série C, que neste returno se deslumbrou como vocação natural do Bahia do deputado Federal Marcelo Guimarães Filho.

Temer a queda e esperar o coice, não é nenhum exercício do pessimismo de um torcedor desiludido ou desesperançado, é sim a interpretação fria dos números registrados pelo clube na segunda etapa da competição.

O Bahia não ganha uma partida desde o dia 29/08, quando venceu o São Caetano por 3 a 1. De lá pra cá são 47 dias (8 jogos) em jejum, e o reflexo disso é a tabela da 2º turno da série B. Nas 10 partidas disputadas, o Bahia tem o segundo pior desempenho, perdendo apenas para América-RN, no qual empatou em 3×3 na última partida.

Dos 30 pontos disputados, o tricolor só somou oito pontos (duas vitórias, 2 empates e 6 derrotas) e, também ao lado do América-RN, é o time que mais sofreu gols, 20 no total e isto me parece fantástico para um clube que tem a segunda maior folha de pagamento da competição. A situação do próximo adversário do Bahia também não é uma das melhores, o Bragantino, no 2º turno, ocupa a 16ª colocação, com apenas um triunfo a mais que o tricolor baiano.

Na classificação geral o Bahia está em 17º, com 32 pontos (dois a mais que o lanterna), na zona de rebaixamento e estes números com paixão ou sem paixões são fortes indícios da simpatia do clube para um mergulho além do solo em 2010. Para que isso não ocorra, eu e Jeová e Rui Carvalho, acreditamos que nos próximos nove jogos o Bahia venha a ganhar no mínimo sete jogos, para assim somar 53 pontos. O problema é que os colegas de infortúnios lá últimas colocações relutam e lutam em aceitar o rebaixamento do rebaixamento, exemplo é o Campinense e próprio ABC que estão em ascensão na competição ( 6º/7º) considerando apenas o returno.

A situação do tricolor de aço é complicadíssima. Para um time, que está com a obrigação de vencer seus jogos para não depender de ninguém, para não cair e deixar escapulir pontos preciosos, empatando e/ou perdendo com times que também se encontram no Z4 é algo capaz de irritar até o incorrosível Binha lá de São Caetano.

Confira a 30ª rodada da Série B:

Sexta-feira
Campinense-PB 2 x 3 Ponte Preta-SP

São Caetano-SP 3 x 0 ABC-RN
Figueirense-SC 3 x 1 Juventude-RS

Classificação aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário