Leão quer morder o Botafogo no Engenhão

No meio da semana, Botafogo e Vitória viveram situações muito diferentes quando jogaram pela Copa Sul-Americana. Enquanto os cariocas venceram o Emelec, do Equador, por 2 a 0, os baianos perderam por 4 a 1 para o River Plate do Uruguai. Neste domingo, as duas equipes se enfrentam no Engenhão, às 18h30m, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, procurando tirar motivações diferentes do que aconteceu na última vez que entraram em campo.

Se na Copa Sul-Americana o Botafogo está em alta, e o Vitória, em baixa, no Brasileirão as realidades são opostas. O Alvinegro, que não vence há dez rodadas, ocupa o 18º lugar, com 25 pontos, assim como o Santo André, e vem lutando para fugir da zona de rebaixamento. Já o Rubro-Negro, invicto há quatro partidas, está em décimo lugar, com 36 pontos, ao lado de Barueri e Santos.

Vitória tenta levantar a cabeça após derrota no Centenário

Por mais que sejam competições diferentes, a derrota para o River Plate uruguaio na última terça-feira foi um balde de água fria para o Vitória. Depois de convincentes triunfos sobre Palmeiras e Internacional, dois candidatos ao título brasileiro, a goleada por 4 a 1 na competição internacional freou o embalo do time baiano.

A prova foi a demorada conversa do técnico Vagner Mancini com o elenco no CT Manoel Pontes Tanajura antes do trabalho no campo, na reapresentação dos jogadores. Mas se as coisas não saíram como o esperado em Montevidéu, no Brasileirão já são quatro jogos sem perder – empates com Cruzeiro e Grêmio e vitórias sobre Inter e Palmeiras.

Só que o problema parece residir nas partidas fora de casa. Das 12 disputadas longe de Salvador, venceu apenas uma (contra o Atlético-PR), empatou três e perdeu oito vezes. E o presidente do clube, Alexi Portela, tem uma opinião.

– Pode verificar. O Vitória sempre leva um gol no início do primeiro tempo fora de casa – disse o dirigente ao jornal “A Tarde”.

Para evitar o problema apontado pelo mandatário, foi sob o comando do assistente técnico Anderson Lima que os zagueiros e os laterais tiveram atenção especial e fizeram um trabalho específico. Ainda no setor de marcação, o técnico Vagner Mancini não poderá contar com o volante Uelliton, suspenso. Magal deve entrar na vaga. Por outro lado, o meia Willian, recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, fica à disposição.

O zagueiro Anderson Martins e o atacante Derlei seguem no departamento médico. O primeiro recupera-se de um trauma no tornozelo direito, e o segundo de um problema no joelho esquerdo.

No pique da Sul-Americana

No Botafogo, o técnico Estevam Soares busca usar o embalo do torneio continental para levar o time à vitória no nacional. Por isso, a parte psicológica tem sido trabalhada de maneira relevante antes de um confronto no qual há a certeza da dificuldade, mesmo jogando em casa.

– O fator emocional do Botafogo tem sido extremo, e os jogadores vêm correspondendo. A vitória possivelmente vai nos tirar da zona de rebaixamento, e isso será muito importante pelo lado psicológico. Teremos mais um jogo difícil, mas precisaremos ser melhores do que o adversário – explicou.

Embora tenha intenção de ver o Botafogo repetir no Brasileiro as atuações da Copa Sul-Americana, Estevam será obrigado a fazer duas modificações em relação ao time que enfrentou o Emelec. Renato e André Lima, exatamente os jogadores que marcaram os gols da vitória por 2 a 0, na última quarta-feira, não jogam. O primeiro está no departamento médico, assim como Reinaldo. O segundo cumpre suspensão automática. Além deles, o lateral Gabriel sentiu dores no púbis e dificilmente joga. Ser for vetado, Alessandro entra na equipe, e Thiaguinho será deslocado para o lado esquerdo.

É certa a volta de Victor Simões ao ataque, mas o treinador faz mistério em relação ao jogador que será o seu parceiro. Laio, Ricardinho e o recém-contratado Jobson estão na disputa, assim como o meia Rodrigo Dantas, que corre por fora. Com informações do globoesporte.com

Confira os jogos da 26ª rodada:

Sábado
Palmeiras-SP 2 x 1 Atlético-PR
Barueri-SP 0 x 1 Cruzeiro-MG

Domingo
16h
São Paulo-SP x Corinthians-SP
Coritiba-PR x Náutico-PE
Internacional-RS x Flamengo-RJ
Fluminense-RJ x Avaí-SC
Goiás-GO x Grêmio-RS

18h30
Sport-PE x Santo André-SP
Atlético-MG x Santos-SP
Botafogo-RJ x Vitória-BA

Confira a classificação!

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário