Gozação? Eu tiro de letra!!!!

Se há uma coisa que eu acho indispensável no futebol é a gozação. O brasileiro é um gozador nato, ri quanto tem que chorar, ironiza quando tem que falar sério e vai pra um bar “beber, cair e levantar” quando deveria está na rua protestando. Alguns acham isso um defeito, eu não entro nessa seara e não ouso julgar este comportamento. O que ouso julgar extremamente positivo é essa gozação futebolística intrínseca ao povo brasileiro.

Um amigo meu, torcedor tricolor tem um cunhado que é rubro negro. Quando o Bahia perde, o cunhado rubro negro liga imediatamente pra fazer gozação. Quando o vice perde, ele devolve a ligação. Depois de derrotas rubro negras ou tricolores sempre surgem vídeos, montagens, figura, fotografias e parodias gozando o time perdedor. Nesse aspecto, o site Bora Bahêa Minha Porra é especialista. Zé, do Blog do torcedor do Bahia também dá show! Tem coisa melhor do que pegar essas “gozações internéticas” e enviar pra um monte de vices ou tricolores de sua lista???? Garanto que não. E eu aindo mando com aviso de recebimento pra saber não só que os ditos cujos leram mas quando leram. E, se der, depois do aviso de recebimento aindo ligo pra complementar a gozação. Acho isso tão legal, que às vezes faço gozação com meu próprio time. Hoje, almocei com um amigo e estávamos falando dos ídolos que deixaram de ser ídolos, especialmente de ronaldinho dentuço, digo, Gaúcho. Meu amigo falou que ele deveria voltar para o Brasil, nem o deixei terminar e emendei: deveria vir para o Bahia!!!! Ele riu. Depois começamos a falar de Ronaldo Fôfomeno, digo, Fenômeno. Eu disse: Ronaldo só vem fazendo gols porque não jogou ainda com o Bahia. Se jogar, Evaldo não vai “comer” nada! Ele retrucou: È..mas eu gosto dele. Sem perder a piada perguntei: de Evaldo ou de Ronaldo? Mais risadas…

Não imagino futebol sem gozação. Às vezes fico pensando que o futebol europeu deve ser chato pra caramba! Os caras assistem aos jogos sentados. Só levantam na hora do gol. E não imagino um torcedor do Barça gozando um do Real depois de uma goleada: vio allí, que Daniel Alves es brocador?

Sou um gozador contumaz e como tal sei também receber as gozações com naturalidade. Sábado passado, depois do vexame em PituAÇO e da quarta derrota seguida, fui ao centro para resolver algumas coisas. Sabe com qual camisa fui? Com ela mesma, o manto sagrado tricolor. Só duas pessoas me dirigiram a palavra: Um atendente de loja que sentenciou: É corajoso, héin? Eu respondi: Tenho que vestir antes que o time acabe! E um taxista que, passando por mim, gritou: tira essa merda de camisa!!!! Eu respondi também gritando: Bora Bahêa!!! Quando vinha pra casa, encontrei outro corajoso na Bonocô com o manto. Baixei o vidro do carro e proferi o grito completo que já está imortalizado no Brasil e no Mundo: Bora Bahêa Minha Porra!!! O corajoso respondeu levantando os dois braços com os punhos cerrados!!!

Um gozador é por natureza um provocador. Por conta disso, gosto de visitar os blogs vicenegros para fazer uma provocação. O de Franciel Cruz tem sido um dos preferidos, pois o cidadão trata muito bem a língua pátria, tem bom humor e responde às provocações com sagacidade. Isso é legal. Mas os leitores de seu blog já me expulsaram de lá. Por falta de inteligência ou sagacidade ou humor ou tudo junto, alguns começaram a partir para agressões pessoais a mim, maldizendo meu pai, minha mãe… Quando ocorre isso, prefiro passar e deixar os “cães ladrarem”.

A gozação saudável é muito bem vinda e há de perpetuar no futebol. Quando recebo e-mails estereotipando torcedores (a maioria classificando torcedores do Flamengo de marginais, ladrões, analfabetos; torcedores de São Paulo e Grêmio de Gays, etc.) minha primeira atitude é deletar!!! Pois estou convencido (essa frase é do ‘cara’) que as chacotas devem ser direcionadas ao time e não aos seus fiéis seguidores!

Pra finalizar esse texto e não perder o costume, o gol mais rápido do campeonato brasileiro é do Náutico, feito por Nivaldo. O ‘vice gol mais rápido’, sabe de que time foi?

OBS: O Bahia é o melhor time do mundo, melhor que Barcelona, Real Madrid, vai ser campeão da serié B, da copa do Brasil, da Libertadores, vai ser campeão Mundial…O que seria do nosso futebol sem figuras como Binha e Rosicleide?

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário