Goleada reforça ‘dupla personalidade’ do Vitória

Sem vencer fora de casa desde o dia 10 de maio, quando derrotou o Atlético-PR por 2 a 0, no Arena da Baixada, o Vitória segue alternando exibições de gala no Barradão – como os triunfos seguidos sobre os líderes Palmeiras e Inter nas duas últimas rodadas do Brasileirão – com fracassos retumbantes longe de seus domínios, como os 4 a 1 sofridos perante o desconhecido Ríver Plate-URU nesta terça-feira.

Ao longo da temporada 2009, o clube tem demonstrado uma dupla personalidade: impõe-se perante seus mais fortes adversários em Salvador com a mesma facilidade com que é subjugado quando atua como visitante.

Basta lembrar que dos 18 jogos disputados fora do Estado da Bahia na temporada 2009, o Vitória conquistou apenas dois triunfos, contra o Juventude, pela Copa do Brasil, e pelo Brasileiro, contra o Atlético-PR, além de colecionar quatro empates e 12 derrotas, metade delas por goleada.

Em nada menos que seis oportunidades o Vitória saiu do campo adversário goleado. Além dos 4 a 1 para o River Plate-URU, o time rubro-negro já havia levado quatro gols em um só partida contra o Avaí e Barueri, ambas pelo Brasileirão, e Vasco, pela Copa do Brasil, todas por 4 a 0.

Um caso que ilustra a dificuldade que o time rubro-negro enfrenta jogando fora do Barradão foi o confronto com o Atlético-MG, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. No jogo de ida, a equipe então comandada por Paulo César Carpegiani venceu por 3 a 0, mas na volta acabou sendo surpreendentemente derrotada pelo mesmo marcador e só teve a classificação definida nos pênaltis.

Sofrimento parecido aconteceu na classificação para as oitavas de finais da Copa Sul-Americana, quando o Vitória venceu o Coritiba por 2 a 0 em seus domínios e acabou perdendo na capital paranaense pelo mesmo placar.

O alento dos rubro-negros para o jogo de volta contra o River Plate-URU é justamente o desempenho caseiro amplamente favorável ao Vitória. Em 18 partidas válidas pela Sul-americana, Brasileiro e Copa do Brasil, o time rubro-negro venceu 11, empou seis e perdeu apenas uma vez.

O Vitória se classifica se vencer por 3 a 0 quatro ou mais gols de diferença. Se devolver os 4 a 1 sofridos em Montevidéu, leva a decisão para os pênaltis, modalidade em que o clube está invicto em 2009. Além de levar a melhor sobre Coritiba e Atlético-MG nos penais, o Vitória também despachou o ASA-AL da Copa do Brasil desta forma. E sem ter desperdiçado uma única cobrança. Com informaçõs do UOL

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário