A seleção, a Bahia e o futebol baiano

A seleção foi convocada para jogar em Salvador contra o Chile no majestoso Estádio Roberto Santos, também chamado de Pituaçu. A única surpresa foi a convocação de Adriano, um dos poucos jogadores que atuam no Brasil, o outro é o goleiro do Grêmio, Victor. Até aí nada de novo, a seleção de jogadores “estrangeiros” que obrigatoriamente vão jogar na seleção porque nossa canarinha, resistente ao tempo, ostenta 5 estrelas de puro talento de algumas gerações de jogadores que criaram uma mística que perpassa os anos.

A nossa seleção é amiga do talento, por isso ultrapassa barreiras nacionais e se insere, hoje, como um dos fenômenos da economia global que, mesmo em recessão, consegue apresentar negócios milionários, como a contratação de Kaká pelo Real Madrid. Mas, a nossa seleção de Kaká e companhia torce para Cristo, ídolo resistente ao tempo, tornado-se um ícone popular pós-mederno, com sua faceta de multiplicar seus significados e enriquecer agora com o individualismo exacerbado de jogadores de futebol que preferem privilegiar suas carreiras pessoais a conhecer o hino nacional ou mesmo a história de seu país.

É possível, com exceção de Daniel Alves, que alguns jogadores brasileiros cheguem a Bahia e não se identifiquem logo de cara com a primeira capital do Brasil? É possível que eles sintam-se meros turistas completamente alheios ao nosso futebol e a nossa cultura pariticular de um Estado que tem clubes como o Bahia e o Vitória. Temos, então, que encarar a realidade que vamos na verdade receber duas seleções estrangeiras no Brasil: o próprio Brasil e o Chile. Essa aproximação será feliz ou não caso o Brasil jogue seu futebol bonito e honesto para seu público mais fiel, o povo baiano.

Há muito tempo, nós baainos, damos Shows de fidelidade ao futebol através das torcidas do Bahia e Vitória. Exemplos de pura gentileza com o que é nosso, mesmo nas maiores adversidades, quando os dois clubes estiveram na série “C”. O Bahia, para exemplificar essa fidelidade do público baiano, foi líder de público na série “C”, batendo todos os outros clubes que estavam disputando o brasileirão nas séries “A” e “B”. Portanto, meus caros jogadores, vamos procurar retribuir esse carinho do povo baiano e fazer o melhor espetáculo do planeta acontecer nesse jogo contra os chilenos, porque os baianos merecem esse prêmio da seleção como torcedor mais digno de um bom futebol de talentos brasileiros.

Brasileiro Série A

Quinta-feira
Flamengo-RJ 1 x 2 Cruzeiro-MG
Náutico-PE 2 x 0 Goiás-GO
Atlético-MG 2 x 2 Avaí-SC

Veja como ficou a Classificação

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário