Futebol não é esporte para mulher

A maldita frase acima foi pronunciada em tom solene e ameaçador no ano da graça de 1955 por Peco Bauwens, (foto) que presidiu a German Football Association (DFB) entre 1949 e 1962. Tal assertiva, é óbvio, não era apenas uma profecia, mas o desejo de um homem poderoso, que reforçava sua tese-vontade-ordem largando a seguinte: “Nunca levaremos a sério este assunto”.

Acontece que o Sobrenatural de Almeida, que desde sempre impera no esporte, não compactua com esta “gente es-tú-pi-da” (royalties para Gilberto Gil), principalmente se o referido for de descendência alemã. Prova disso é que, coisa de 20 anos antes, nos jogos olímpicos de 1936, Almeidinha (chamemo-lo, assim) já havia mandado o menino Jesse Owens para enojar o baba de Hitler e castigá-lo com uma correria dos seiscentos.

Já no caso do profeta Peco Bauwens, Almeidinha, este menino assombroso, foi ainda mais cruel. Treinou cerca de um milhão de mulheres para balançar as redes de suas furadas concepções. Isso mesmo. Repetindo. Em 2008, mais de um milhão de moçoilas alemãs já bailavam nas quatros linhas. Para que não me acusem de inexatidão, eis o número total de boleiras na terra de Nietzsche no ano passado: 1.002.605. Estes números são da mesma DFB que um dia foi comandada por Peco.

Pois muito bem.

O tempo passa, o tempo voa, o Bamerindus se fode todo e a imbecilidade continua numa boa.

Numa clara demonstração de que a Bahia continua na vanguarda do atraso, o diretor de futebol do brioso Esporte Clube Vitória, Jorge Sampaio, emula Peco Bauwens mais de 50 anos depois, enviando a seguinte e segregacionista prosopopéia:

“A gente sabe que a nossa voz nordestina é fraca e pouco ouvida no eixo Rio-São Paulo, mas quero um encontro com o Sérgio Corrêa (chefe da Comissão de Arbitragem) para mostrar à CBF que mulher tem que apitar e bandeirar jogo de mulher. Futebol feminino existe para isso. A bola entrou e não foi pouco. Pelo menos dois palmos”.

Leia na integra o texto do imperdível Franciel Cruz aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário