deus grego ou pierrot de carnaval

O Vitória empatou com a forte equipe do Internacional de Porto Alegre, de fato uma das principais concorrentes ao titulo nacional de 2009, time cantado em versos e prosas, principalmente depois de sérias transformações estatutárias, quando a partir daí atraiu, já quase, 100 mil sócios que lhes garante receita antecipada e formação de bons Times, sempre.

O momento rubro negro é muito bom, de fato, mas não vemos ainda o porquê de tanta euforia, talvez o fato da instabilidade do Bahia seja o diferencial mais notado e por isso tanta festa. Se o Internacional tivesse levado a campo o seu Time principal e a vontade que pretende levar noutros confrontos mais prioritários que estão por vir, aí sim, poderiam se regozijar a turma rubra negra por conta de, desde logo, ter um parâmetro positivo nesta partida da Beira Rio, aliviando as pressões, que queiram ou não, pairam sobre todos os nordestinos, que é o retorno a Série B.

Não resta dúvida que estar em 4º colocado numa competição tão competitiva, mesmo tendo enfrentado Sport, Grêmio, Internacional e Palmeiras em outros momentos, quando por força das circunstâncias estiveram com seus pensamentos voltados para outros horizontes. De qualquer forma foi uma boa e essa gordurinha acumulada pode ser de grande valia, como foi em 2008, época que as mesmas circunstâncias se repetiram e foi justamente por isso que o Vitória safou-se de situação vexatória, pois que, se considerado apenas o segundo turno, do brasileirão de 2008, por exemplo, estaria o rubro negro hoje, fazendo companhia ao Bahia na Série B. Dessa vez, o rubro negro baiano, mostrando que aprendeu a lição, vai desde logo, novamente tentando o mesmo expediente, aproveitar essas circunstâncias desmesuráveis iniciais, por isso, merece os parabéns, mas só por isso, pois que, nota-se nitidamente que o seu plantel é limitadíssimo de novo.

Próximo sábado é mais uma oportunidade, e talvez a primeira de fato, que a equipe rubro negra tem para se firmar na competição. Nessas duas rodadas seguintes, vai enfrentar dois Times que muito bem tem vaga na segundona, De fato agora é a circunstância que permite avaliar se pelo menos o Vitória tem time confiável pra seguir sem sobressaltos daqui pra frente, já que Botafogo e Santo André, embora estejam também na Série A, não são do mesmo nível do Internacional que o rubro negro empatou, mas se encontram devidamente encaixados na competição, diferentemente dos outros recém enfrentados.

Esse jogo de sábado contra o Botafogo, será também a oportunidade que o Vitória terá de mostrar sua força na bilheteria, pois que, mesmo com a tão boa colocação que vem ostentando no Brasileirão, quando já iniciou ganhando fora de casa, não justifica tão pífias presenças de público, uma das piores do Brasil, só superando quatro ou cinco Times.

Por tudo isso, a melhor recomendação para a galera de Canabrava é cautela, muita cautela e apoio ao Time nestas duas próximas rodadas, para garantir um segundo turno menos turbulento, como fora em 2008. De qualquer forma definir se o Vitória é um deus grego ou pierrot de carnaval, quem vai decidir é o tempo.

Essa euforia que tomou conta da imprensa baiana e da torcida do Leão da Barra, de repente Carpegiani passou a ser ovacionado, é prematura, mas vale a comemoração. Essa euforia que tomou conta de toda a imprensa e invadiu o futebolbahiano.com nos comentário do excelente texto de Snowman – de repente o Técnico Carpegiani é ovacionado como o salvador da pátria. Matérias jornalísticas e ou fetichistas, pois que a adoração é inerente ao ser humano desde tempos imemoriais, mas, no entanto, precisa ser regrada de razão para que esse adorar não se transforme num fetiche e rume à fantasia, à idéia de milagre que em tempos de Guerra, Fome e Crise Econômica torna-se difícil de ser realizado, espocam nos sites ligados ao Vitória principalmente – com muito confete e purpurina e, às vezes, me pergunto se não vivemos um carnaval grego e Jorginho Sampaio não se trata de um deus mitológico ou até um rei momo.

Mas, se deus gregos ou Pierrot do carnaval, quem vai decidir é o tempo. O que assusta hoje é a glamorização toda sobre um inicio de competitividade duvidosa. Mas, se não vale todo o confete sobre o Vitória, vale ao menos o primeiro passo, cauteloso e seguro, para que consiga construir algo melhor do que existe hoje, tantos anos na berlinda de um título mais significativo.

Resultados da 4ª rodada do campeonato baiano 2ª divisão

Quatro partidas movimentaram a 4ª rodada do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2ª Divisão Edição 2009.

Confira os resultados:
Galícia 0x0 Juazeiro
Juazeirense 1×0 Camaçariense
Bahia de Feira 1×0 Serrano
Guanambí 2×0 Astro

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário