Daniel Alves, o pai de Vitória.

Ontem, me deparei com uma emoção forte ao ver o baiano Daniel Alves fazer o gol que levou a nossa seleção a mais uma final de um Torneio. Fiquei lembrando do menino que surgia das divisões de base do Bahia e ganhou o mundo. Tivemos muitos jogadores de sucesso vindos das divisões de base do Bahia, como o Daniel Alves e Marcelo Ramos; este último jogou sábado passado em Salvador contra o Bahia. Disse Marcelo que não comemoraria um gol contra o tricolor, e não comemorou mesmo. Quando o time dele empatou, Marcelo não vibrou em respeito a torcida do Bahia.

Daniel Alves e Marcelo Ramos fazem parte de uma reduzida parte de jogadores de futebol que conseguem chegar ao ápice da carreira com tanto sucesso. A grande maioria dos meninos que passam pelas divisões de base dos clubes somem logo após um ou dois tropeços. Não conseguindo sucesso maior passam de grandes promessas a verdadeiros caixeiros viajantes rodando o Brasil para poder sustentar sua família.

O triste dessas histórias é que ainda jovens deixam tudo para um dia chegar ao topo como o menino de Juazeiro, Daniel, conseguiu. Daniel estampa no corpo o nome de sua filha, Vitória. Mas o profissional Daniel Alves, hoje, é também o sonho de muitos meninos que sonham com a vitória, não a Vitória de Daniel. Muitos meninos vítimas de empresários que só os vêem como objeto a ser cortejado não se preocupam com a formação do atleta em sua integralidade.

Os milhões de jovens que não estão jogando no Barcelona ou no seleto grupo de jogadores de grandes clubes brasileiros estão perdendo a oportunidade de conhecer a educação formal. Uma educação com no mínimo até o 2º grau de estudo é exigida para qualquer concurso público ou por empresas do setor privado. Em algum momento esses meninos vão perceber que o estudo é mais que uma cártula. Estudar é uma etapa necessária para o cidadão qualificar o profissional que o mercado do futebol não exige, mas que a realidade pode vir a um dia exigir dos sonhos de um menino mais que do craque do futebol.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário