Vitória vence o Sport e mantém liderança do Brasileiro

Em seu primeiro jogo em casa no Campeonato Brasileiro, o Vitória comemorou neste domingo o aniversário de 110 anos, completados no meio de semana, vencendo o Sport por 1 a 0. Com gol de Neto Baiano, a equipe baiana chega ao segundo triunfo em duas partidas e fica na cola do líder Internacional.

Assim como o time colorado, que lidera o campeonato pelos critérios de desempate, o Vitória chega a seis pontos conquistados e aparece na segunda colocação da tabela. O time pernambucano, por sua vez, permanece com somente um ponto, ganho na primeira rodada. Sem destaques individuais, a partida foi resumida por um Sport tímido, especialmente na primeira etapa de jogo, e um Vitória que dominou as ações, mas teve dificuldade para converter em gol. Enquanto Paulo Baier esteve apagado pelo lado pernambucano, Neto Baiano aproveitou uma ótima chance ainda no primeiro tempo para marcar para os donos da casa o único gol do jogo.
Agora o Vitória tem no Brasileiro uma sequência de Copa Libertadores. Na próxima rodada, o time defenderá os 100% de aproveitamento na competição contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte – depois, pega Grêmio e Palmeiras. Já o Sport desafia o Atlético-MG, no retorno à Ilha do Retiro. O jogo – O Sport vinha de um trauma recente, a eliminação para o Palmeiras na Copa Libertadores, em noite inspirada do goleiro Marcos nas cobranças de pênaltis. Além disso, não contava com os volantes Daniel Paulista e Moacir, ambos contundidos, e o jovem atacante Ciro, suspenso.
No Vitória, a dúvida era se o time repetiria a estreia no Brasileiro, quando derrotou o Atlético-PR em plena Arena da Baixada, ou o último jogo da Copa Brasil, no meio de semana, em que foi goleado pelo Vasco da Gama por 4 a 0, em São Januário. O início de partida foi de estudo das duas equipes. Em um jogo equilibrado, nenhuma das duas linhas de frente resolvia, enquanto as defesas afastavam qualquer perigo. A melhor chance dos visitantes apareceu em bola parada. Especialista em cobrança de faltas, Andrade isolou a bola da intermediária, aos 14 minutos de partida.
A partir daí, o rubro-negro mandante apertou a marcação e demonstrou-se superior na partida. Aos 33 minutos do primeiro tempo, a tática deu resultado. Bem colocado na segunda trave, o atacante Baiano aproveitou cruzamento de Bosco pela direita e, sozinho na área, empurrou para o fundo da rede. No intervalo, o técnico Nelsinho Baptista pôs Weldon no lugar do veterano Paulo Baier, e Jonas substituiu Vandinho. Mas foram os donos da casa que assustaram na volta ao gramado. Logo aos três minutos, Leandro Domingues passou pela defesa do Sport e arriscou de fora da área, no canto direito.
Aos poucos, o panorama do jogo se inverteu. Jogando mais na base de contragolpes, o Vitória fez sua torcida se arrepiar no Barradão. Aos 11 minutos, Dutra passou para Vandinho, que acertou a trave da meta defendida pelo goleiro Viáfara. Até o último apito do árbitro Charles Hebert Ferreira, o Vitória ainda teve expulso Magal, que levou o segundo cartão amarelo e deixou sua equipe no sufoco. Com informações da Gazeta/Press
Veja o gol da Vitória rubro-negra

O torcedor do Vitória que não é bobo sabe que essa liderança é um pouco artificial, embora os seis pontos signifiquem a liderança temporária. É natural que num campeonato de pontos corridos e longo tenhamos poucas certezas. Mas é certo que o brasileirão, agora, pode ser dividido em antes e depois da “janela”. Explico: “a janela” é o termo que usam para representar o início dos campeonatos europeus, quando muito jogadores são transferidos para jogar em clubes que pagam fortunas aos clubes brasileiros, que acabam por sua vez “também” perdendo fôlego na competição. No campeonato do ano passado o Flamengo foi um dos clubes mais prejudicados com essas transferências.Confira toda a 2º rodada da série A
Botafogo-RJ 0 x 0 Corinthians-SP
Náutico-PE 2 x 0 Cruzeiro-MG
Santos-SP 3 x 3 Goiás-GO
São Paulo-SP 2 x 2 Atlético-PR
Barueri-SP 0 x 0 Fluminense-RJ

Internacional-RS 2 x 0 Palmeiras-SP
Coritiba 2 x 4 Santo André
Atlético-MG 2 x 1 Grêmio
Flamengo 0 x 0 Avaí
Classificação

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário