O Bahia sem inspiração

“Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver…”. Nesta canção, Vinicius elogiava as pessoas e a vida que se elevavam face à miséria da qual todos estamos submersos. A poesia, assim, nos engradece e nos purifica. Mas, a poesia junto à música e as belas mulheres são primas de uma intimidade sagrada como os vinho aos Deuses. E o futebol do Bahia, que tanto nos mobiliza, não tem mais nada de beleza nem poesia? Já colocaram o futebol do Bahia à categoria de arte, quando em muitos versos musicados saíamos cantando da velha Fonte Nova. Com todo o respeito ao futebol baiano, essa dimensão de arte cada vez mais está distante dos gramados quando vejo o Bahia jogar.

Não há como ver beleza no Bahia, hoje. O Bahia faz da mediocridade e de um resultado pífio, frente a uma equipe em crise, como era o Ceará, motivo de comemoração. Só para fazer um paralelo entre o Bahia de Alex Marahão e o Bahia de Baiaco, eu me detive a catucar a dignidade e a simplicidade do segundo, que se comunicava com a torcida do Bahia dentro de campo, sem precisar de brincos, chuteiras coloridas, retoques e exibicionismo. Enfim, eu parei para rezar e rememorar alguns ídolos do nosso Bahia, como; Baiaco, Roberto Rebouças, Marito, Biriba e etc.

Mas, hoje, a nossa sina é mesmo presenciarmos a cada jogo a mais pura comédia pastelão, da pastelaria de seu “mané” mesmo. Se estivéssemos num espetáculo circense estaríamos mais satisfeitos porque não estaríamos sendo enganados. Esperamos a dignidade de um Baiaco e um Sapatão, a elegância de Bobô e os dribles de Charles, mas o que estamos presenciando é a velha propaganda enganosa. Queria um time pelos menos mais sintonizado com nossas melhores tradições de apreço à nossa torcida que vai ao estádio para ver um espetáculo de futebol.

Esboço minhas solidariedade e minha indignação junto à parte da torcida do Bahia que vaiou esse “timeco” de segunda divisão que entrou em campo contra o Ceará. Esse não é o Bahia que merecemos nem podemos imaginar nos nossos piores pesadelos. Esse Bahia ainda é o fantasma do Bahia da terceira divisão que nos persegue. Que o time do povo da Bahia se espelhe em suas melhores tradições e superem os desafios que a competição impõe com mais dignidade.

PS.: Parabéns ao Timbu! Grande virada no segundo-tempo, que empolgou esse velho coração tricolor.Confira os jogos da 3ª rodada do Brasileirão
Corinthians-SP 2 x 0 Barueri-SP
Goiás-GO 0 x 1 Internacional-RS
Atlético-PR 2 x 3 Náutico
São Paulo-SP 0 x 0 Palmeira
Fluminense-RJ 1 x 4 Santos
Grêmio 2 x 0 Botafogo
Avai-SC 2 x 2 Coritiba-PR

Santo André-SP 1 x 2 Flamengo
Sport 2 x 3 Atlético-MG
Classificação – aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário