Baianão acaba com pancadaria em campo

Vitória Tri-CampeãoA torcida do Vitória enfrentou a chuva e lotou o Barradão para ver o tricampeonato rubro-negro, mas por pouco não acabou levando uma ducha d´água fria neste domingo.

Em uma partida emocionante, o Bahia abriu 2 a 0 e chegou a ficar bem perto de faturar o título do Baianão, mas o Vitória reagiu no segundo tempo, empatou por 2 a 2 e assegurou a festa rubro-negra. No jogo de ida, em Pituaçu, o Vitória venceu por 2 a 1.
Uma pancadaria entre jogadores das duas equipes ao final do jogo manchou a festa do Vitória. A Polícia Militar demorou a agir e alguns atletas, como o meia Jackson, chegaram a utilizar o pau da bandeira para agredir os adversários. Além do título, a torcida do Vitória festejou mais um ano de jejum do rival, que desde 2002, quando conquistou o bicampeonato da Copa do Nordeste justamente em cima do maior rival, não sabe o que é ser campeão. O último título estadual foi em 2001.
Enquanto Carpegiani manteve a formação utilizada no jogo de ida, o técnico Gallo surpreendeu ao escalar o lateral Ávine no lugar de Rubens Cardoso e o atacante Paulo Roberto no de Beto. E os dois reservas tiveram papel decisivo no placar do primeiro tempo. Aos 9min, Paulo Roberto recebeu a boal na direita, domina no bico da área, fez o giro e tocou na diagonal para Reinaldo alagoano soltar a bomba e estufar a rede de Viáfara: 1 a 0 para o Bahia. Aos 45min, foi a vez de Ávine marcar o segundo do time tricolor, após bela jogada de Reinaldo Alagoano, que fez o corta-luz, tabelou com Rogério e tocou sobr meduida para o lateral faszer o gol que levou o Bahia para o intervalo com o resultado exato para ficar com o título estadual.
Incrédula, a torcida do Bahia exaltou-se na comemoração e derrubou o alambrado que serve como divisória entre as torcidas do time mandante e visitante. Mas o Bahia não conseguiu manter o domínio da partida no segundo tempo. Logo aos 6min, Ramon cobrou a falta da direita, Neto Baiano recuou para jackson, que chutou para fora.
Aos 11min, Reinaldo alagoano perdeu a chance de fazer o terceiro, ao receber passe de Élton, invadir a área, driblar um marcador, ajeitar a bola e chutar. A bola explodiu no rosto de Viáfara. O castigo veio aos 15min. Apodi cruzou da direita, Neto Baiano dividiu no alto com Evaldo, que escorregou, e deixou a bola limpa para o artilheiro do Baianão marcar seu 18º gol na competição. O técnico Alexandre Gallo tentou dar mais mobilidade ao ataque trocando Reinaldo alagoano por Cadu, mas logo em sue primeiro lance no jogo, aos 20min, Cadu foi expulso de campo por falta violenta em Wallace. Inconformado com a marcação do árbitro Leandro Vuaden, cadu saiu de campo chorando.
Aos 42min, Bida e Neto Baiano receberam a bola em posição ilegal, o goleiro Marcelo derrubou os dois dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Ramon bateu, empatou o jogo e garantiu a festa rubro-negra. Ao sentir o clima tenso, o árbitro preferiu não dar nenhum minuto de acréscimo. Mas em vez de acalmar os ânimos, o apito final deflagrou uma verdadeira pancadaria em campo, que demorou a ser contida pela PM.
VITÓRIA 2 x 2 BAHIA Vitória:
Viáfara; Wallace, Victor Ramos e Luciano Almeida (Adriano); Apodi, Vanderson, Carlos Alberto (Uellinton), Bida, Ramon e Jackson (Marco Aurelio); Neto Baiano
Técnico: Paulo César Carpegiani
Bahia:
Marcelo; Marcone (Beto), Evaldo, Nen e Ávine; Rogério, Leandro, Elton e Léo Medeiros; Paulo Roberto e Reinaldo Alagoano (Cadu)
Técnico: Alexandre Gallo
Data:03/05/2009 (Domingo)
Local: Barradão, em Salvador
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Raimundo Carneiro de Oliveira (BA)
Cartões amarelos: Paulo Roberto, Nen, Élton e Leandro (B): Ramon e Wallace (V)
cartão vermelho: Cadu
Gols: Reinaldo Alagoano, aos 9min, e Ávine, aos 45min do primeiro tempo; Neto Baiano, aos 15min, e Ramon, aos 42min do segundo tempo. Com informações do UOL

Já temos definido então o campeão, agora resta ao tricolor fechar as contas e recolher os cacos, afinal já é o segundo título seguido praticamente dado ao adversário. Há um ano o Bahia tinha sido absoluto na fase de classificação, quando perdeu um único BaxVi e o campeonato num jogo contra o Itabuna, quando o rival também perdia seu jogo. Neste campeonato baiano de 2009, o Bahia deu uma brecada considerável no segundo-turno, posto que tinha possibilidades amplas de ser o primeiro da fase classificatória e ter a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

O Bahia perdeu a concentração e focou suas atenções em outra competição que poderia ser prestigiada sem necessariamente colocar em riscos a vantagem que tínhamos de jogar a partida final em Pituaçu e por resultados iguais. Agora, temos pela frente uma competição muito mais importante para o futuro do Esporte Clube Bahia. Uma competição nacional que vale até a sobrevivência da instituição.

O brasileirão da série “B” está prestigiado com campeões nacionais e uma expectativa muito grande de que o Bahia possa se impor frente a Vasco, Juventude, Ponte Preta e Cia. O trabalho de Gallo já está sendo avaliado a um bom tempo e tem deixado a desejar, mas tudo dependerá agora de um bom resultado no brasileiro que poderá tornar a perda do título baiano fichinha pequena comparada a ascensão à série “A”. Galo não parece um técnico ruim, apenas inexperiente. Parabéns ao rubro-negro pela conquista!Papel de parede Vitória Campeão

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário