Esporte Clube Bahia encara 7 anos de tabu no Estadual

Goleiro_MarceloContra tudo e todas as estatísticas e previsões, o Bahia volta amanhã à tarde ao Estádio Manoel Barradas determinado a fazer valer a sua mística de clube campeão, vencendo o Vitória pela diferença de dois gols, mantendo uma invencibilidade de quatro anos sem derrotas para o rival no Barradão, e quebrar o tabu de sete anos sem a conquista de um título Estadual. O técnico Alexandre Gallo literalmente fechou seus jogadores num Resort na Estrada do Coco, mantendo um clima de mistério e suspense para o Ba-Vi decisivo de amanhã.

O último título conquistado pelo Bahia foi em 2001, quando venceu o Juazeiro no Adauto Morães pelo placar de 3 x 1. Desde então, o Vitória mantém a hegemonia dos títulos Estaduais, perdendo apenas o de 2006, para o Colo-Colo, com a derrota de 4 a 2 para o time de Ilhéus, em pleno Barradão.

Nos últimos dias, paralelo aos trabalhos do técnico Gallo para a definição do time para o Ba-Vi, as facções de torcidas organizadas do Bahia têm feito movimentações no sentido de dar apoio, elevar o moral do time para o Ba-Vi no Barradão, e garantir presença na Toca do Leão.

Com duração de quase oito minutos, um vídeo de autoria de Amanda Shinaguer Bastos foi colocado na Internet, no YouTube, para motivar os jogadores na final deste domingo, no Barradão. O vídeo tem apoio de tradicionais torcedores tricolores, recorda a histórica classificação do Bahia contra o Fast, pela Série C de 2007, e deve ser mostrado aos jogadores antes da preleção do técnico Gallo.

A tendência de Gallo é colocar contra o Vitória o time e o esquema de jogo usado pelo Bahia no empate de 0 a 0 contra o Coritiba, pela Copa do Brasil. As mudanças ficam por conta da entrada de Marcone ou Dedé na lateral-direita no lugar de Patrício, que cumpre suspensão automática pela expulsão no Ba-Vi de domingo passado, e a volta de Rogério Sodré.

Mesmo com a necessidade do triunfo pela diferença de dois gols, o Bahia deve começar o clássico com uma marcação forte no meio-campo, com a utilização de quatro jogadores com característica de marcação, Leandro, Rogério, Elton e Léo Medeiros, deixando como opção no banco de reservas, para uma mudança tática durante a partida, jogadores de características mais ofensivas, como Ananias e Alex Maranhão.

Gallo não falou sobre nenhum esquema especial para anulação das jogadas do Vitória com Apodi, pela direita. A função de anular o adversário fica com a experiência do lateral-esquerdo Rubens Cardoso, que reagiu com ironia. Em relação a uma marcação especial sobre o jogador. “É um jogador veloz, mas não vai existir nada de marcação especial”. Com informações da Tribuna da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário