Rodada de hoje será marcada por grandes emoções

Até aqui, a bola rolou em 21 rodadas para 126 jogos. A rede balançou 355 vezes e a média de gols é de 2,8 por jogo. Foram 65 vitórias dos mandantes, 38 dos visitantes e 23 empates. Doze times entraram na disputa pelas quatro vagas nas fase seguinte, três chegam na última rodada garantidos e outros dois disputam a última vaga, enquanto outros três clubes lutam para não cair.

O Vitória chega na última rodada como líder do campeonato com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O time rubro negro teve durante a competição três treinadores, Vágner Mancini, Mauro Fernandes e Ricardo Silva, e na fase final terá um quarto comandante, Paulo Cesar Carpegiani. O time da Toca do Leão tem o ataque mais positivo do Campeonato com 54 gols marcados, uma média de 2,57 gols por jogo. Também é do Vitória o artilheiro da competição, Neto Baiano, com 14 gols.

Com a primeira colocação garantida, o Vitória tem a vantagem de decidir a vaga na final contra o quarto colocado jogando por dois resultados iguais e com a segunda partida sendo realizada no Barradão, vantagem que o time também leva para a final, caso se classifique. O Leão tem ainda a zaga menos vazada, tendo sofrido apenas 11 gols, o que dá ao time de Ricardo Silva a impressionante marca de 43 gols de saldo.

O Bahia é o time de segunda melhor campanha, tendo marcado 41 e sofrido 18 gols, porém o time tricolor ainda não tem o segundo lugar garantido, uma vez que o Fluminense de Feira, dono de uma brilhante campanha nesse Baianão, ainda pode ultrapassar o tricolor. Para isso, basta que o Flu vença o seu jogo e o Bahia não consiga vencer. Porém, dependendo das suas próprias forças, jogando com o time titular e no estádio de Pituaçu, onde ainda não perdeu, o Bahia que enfrenta o Itabuna, que não tem mais aspirações na competição, deve se garantir na segunda posição.

Bahia e Fluminense é o primeiro confronto já definido para as semifinais do estadual. Caso seja mesmo o Bahia o time de melhor colocação, o tricolor joga contra o Touro por dois resultados iguais, sendo a primeira no Jóia, e a decisão da vaga em Pituaçu.

A briga pela última vaga envolve Atlético de Alagoinhas e Vitória da Conquista. O Carcará que se manteve invicto da 7ª até a 19ª rodada tinha a vaga praticamente assegurada, porém perdeu as duas últimas partidas e viu o Bode de Conquista encostar na tabela. A missão do time de Alagoinhas não é das mais fáceis, apesar de depender das próprias forças, o time terá que vencer o líder Vitória, que jogará com um time misto. O Atlético, que joga em casa, ainda terá a estreia do técnico Ferreira, depois da equívocada demissão de Moisés Alves, responsável direto pela subida de produção do time de Alagoinhas.

Já o Conquista, de quem muito se esperava depois do Baianão do ano passado, não fez um bom começo de campeonato e terminou vacilando em momentos cruciais, porém com os tropeços do Atlético nas últimas rodadas, voltou a ter chances de classificação. Para isto o Bode jogará tudo contra o já classificado Fluminense e ficará na torcida por um tropeço do Atlético diante do Vitória. O dono da quarta vaga será também o adversário do time do Barradão nas semifinais. Com informações de Vivianne Ramos, do Itapoan Online

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário