A fé e a razão tricolor estão brigadas

Torcedores do Bahia dialogam sobre o próximo Ba-Vi. Um diálogo em que aparecem pontos de vista contrastantes. Podemos vê-los como numa luta entre dois deuses: o da fé e o da razão.

Começando o diálogo a fé interroga a razão:

– Porra! O “baêa” minha porra, vai buscar esse título no aterro sanitário do “vice”. Por que você não vai para o estádio? Temos uma vantagem nos último jogos no “barralixo”!

– Rapaz, você parece que não vê que o “vice” tá com a bola toda?! São dois anos com uma estrutura montada, jogadores e comissão técnica que falam a mesma língua. Além do resultado do primeiro BaxVi que os deixou com uma enorme vantagem.

– O seu problema é que você só ver vantagens para o rival. Não enxerga que o Bahia tem o atributo de ser um clube de títulos consquistados quando ninguém mais acreditava. No fundo, você é um pessimista.

– Não considero nas minhas análise fatores extraordinários ou divinos, como: “história do clube”, “torcida apaixonada” e “time predestinado”. O importante é o momento em que vivemos, pois nesse momento o Vitória está melhor, inclusive está na primeira divisão do futebol nacional. Veja os números do Vitória no campeonato! É um time mais consistente.

Desferindo um murro na mesa o tricolor mais de fé se exalta:

– O momento é do Vitória, mas uns “idiotas da objetividade”, como você, não enxergam que o futebol é o lugar em que o inesperado pode acontecer. O inesperado no próximo domingo pode ser o nosso parque de diversão, o Barradisney, onde recentemente ganhamos do “vice” com o placar de 2 x 0. E quanto aos números do “vice” no campeonato, parece que você não conhece a teoria da relatividade: o Bahia ganhou uma e o Vitória a outra, por enquanto nos BaxVis dá empate.

– Você repete as idiotices dos “idiotas da subjetividade”. O momento agora é outro! O jogo será com o time do Vitória em ascensão e o emocional dos jogadores do Bahia agora está abalado. O time do Vitória cadenciará o jogo e irritará ainda mais os jogadores tricolores que estarão pressionados em fazer o resultado.

– Mas são esses momentos em que os jogadores podem encontrar forças para forçar os jogadores do Vitória a se deixarem levar pelo orgulho. Podemos entrar lá e mostrarmos que o Bahia joga em qualquer lugar. Fazendo o primeiro gol, o vice pode se perder no jogo.

– Não tem jeito, você não me convencerá e eu não te convencerei. A propósito, você vai para o Barradão?

– Não tenha dúvida, estarei lá para presenciar mais uma virada histórica.

– Então, prepare-se também porque o Vitória não quer participar de uma festa de virada histórica do Bahia.

Ao final, os dois tricolores foram assistir ao jogo sem chegar a uma conclusão. Ambos estavam no fundo tristes com o seu tricolor, mas queriam o melhor para o seu clube.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário