Coxa branca, um grande Campeão te aguarda em Pituaço

Depoimentos históricos sobre a primeira grande conquista do E.C.Bahia:

Comentários após a vitória tricolor no primeiro jogo na Vila Belmiro por 3 a 2.

Poucos adversários do Santos em toda sua vida esportiva foram iguais ao Bahia hoje na Vila Belmiro, pela sua técnica, pela sua fibra e a vontade férrea de vencer. Impressionou-me favoravelmente a exibição magnífica dos comandados por Geninho, com um padrão de jogo clássico 4-2-4, recuando os ponteiros Marito e Biriba. Surpreendeu-me seu futebol de meia-cancha, com seus atletas procurando colocar a bola de pé para pé, sem desperdícios de energias, mesmo com o gramado molhado, jogando simples e sem firulas, o Santos valorizou muita a vitórias dos baianos, com Bombeiro sendo para mim o melhor do jogo, pois marcou bem a Jair da Rosa e ainda saiu para o jogo passando a bola para um dos gols do Bahia.
(Leônidas da Silva – Na época comentarista da Radio Pan Americana).

O Santos jogou bem, o Bahia melhor ainda, marcou bem e venceu de pouco poderia ter sido mais. (Mario Moraes – Radio bandeirantes)

Não tive chances no jogo, fui bem marcado por Vicente que não abusou das faltas, mais podem estar certos que na Bahia terei melhor sorte e venceremos o jogo.
(Pelé- o atleta do século)

O futebol nordestino evoluiu muito, não deve nada ao praticado no Rio e São Paulo, o Bahia tem um time leve, sua defesa é dura mais joga na bola e seus atacantes verdadeiras adagas traiçoeiras.
(Lula – técnico do Santos)

O Bahia hoje mereceu nos vencer sem duvidas, Bombeiro como diz o nome apagou minha armação e Mario e Biriba são verdadeiros heróis.
(Jair da Rosa – meia do Santos)

BAHIA sensacional na Vila, 3 x 2 – Santos em casa não faz milagre.
(Jornal A Tarde de Salvador)

Comentários sobre o jogo decisivo Bahia 3 x 1 Santos, no Maracanã.

O Santos não foi um digno oponente e caiu! Bahia 3 a 1.
(Diário de Noticias)

Não foi a Taça Brasil que descobriu a Bahia, há 460 anos Pedro Álvares Cabral fazia isso e o nosso confrade pero Vaz de Caminha foi o autor do feito furo de 22 de abril de 1500, todos os mestres na arte de calcular o futebol podem rasgar seus apontamentos, pois o primeiro campeão do Brasil é o Esporte Clube Bahia e não será sem motivos pois venceu a melhor equipe do país e um das melhores do mundo.
(Ricardo Serran – O Globo/RJ)

A essa altura dos acontecimentos, não há mais duvidas, o que mais ninguém pode negar, é a força técnica do Bahia. É um quadro que joga pra frente mais sabe se portar na defesa, objetivo sabe a hora certa de ferir o seu adversário na hora certa do golpe. O Bahia é uma força positiva soube dar brilho ao futebol do norte e com orgulho para o resto da vida “O titulo de primeiro campeão do Brasil”
(Luiz Bayer – Jornal dos Sports)

Salvador hoje completa 411 anos de fundação e o melhor presente foi a grande conquista do Esporte Clube Bahia.
(Heitor Dias – Prefeito de Salvador em 1960)

Tivemos de lutar muito, estivemos sempre, em todas as batalhas com o coração na mão, mais tudo deu certo e conquistamos o maior título do Brasil.
(Geninho – Técnico do Bahia e ex-praçinha da FAB na segunda guerra)

BAHIA, CAMPEÃO DO BRASIL
(Jornal A Tarde de Salvador)

Jogamos contra o Vasco e contra o Santos seis partidas e vencemos quatro delas, são as duas maiores equipes do país, com jogadores campeões mundiais pela seleção, muita gente não acreditava mais o nosso time também não deve nada aos deles.
(Marito – atacante do Bahia)

Fontes: Esporte Clube da Felicidade 70 anos do EC Bahia de Nestor Mendes Junior. Esporte Clube Bahia, uma história de lutas e glórias de Normando Reis e Carlos Casaes.

Agradecimento ao blog história do futebol e ao museu do futebol brasileiro.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário