Bahia, Sport e Vitória

Tem dois jogos hoje para quem o meu coração penderá: um, é o do meu Bahia; o outro, é o do Sport-PE. Este atual campeão da Copa do Brasil, aquele buscando colar os seus cacos quebrados por dirigentes maldosos. O Sport praticamente já é o campeão pernambucano. Só uma tragédia poderá tirar o título pernambucano deste ano do leão da Ilha do Retiro.

O Sport tem 3 pontos à frente do Timbu, faltando duas rodadas para terminar o segundo turno. Lembrando que o Leão do Norte já ganhou o 1° turno do pernambucano de 2009. O leão que ruge de verdade aqui no nordeste está aqui em Recife.

Um dos poucos clubes que vi encarar o Bahia de igual para igual foi o Sport-PE. Lembro que saudosamente a crítica esportiva baiana em 1988 dizia que se o Bahia passasse pelo Leão da Ilha ele seria o campeão brasileiro. A profecia se cumpriu.

Hoje, o Sport está disputando uma Libertadores, amanhã podemos ser nós baianos e tricolores que defenderão a honra do nordeste valente e predestinado entre a Bahia do Bahia e Pernambuco do Sport para representarmos o bastião da liberdade e igualdade no Brasil do futebol eloquente dos nordestinos.

Botei azeitona nos jogos que acompanharemos com mais preocupação. Não esquecerei, contudo, de ouvir o resultado do Vitória 1899. O time de meus avôs que nunca viram o time deles ser campeão de um título nacional. Muitos também hoje devem estar se perguntando: será que morrerei sem ver meu Vitória sem um título nacional?

No entanto, existem compensações em torcer para o brioso rubro-negro baiano. Podemos dizer que o Vitória é o segundo time de todo flamenguista, dos baianos e pernambucanos. Isso não é pouca coisa não.

Maurício Guimarães

PS.: podem reparar na foto que o short é do Sport, a camisa é a do Bahia e a bola é do Santa Cruz. Pernambuco-rio-Bahia como canta Caetano Veloso.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário