Bahia e Vitória prometem uma final disputadíssima

Desde o início da década passada, o Vitória vem exercendo uma grande hegemonia no futebol local. Dos 19 Campeonatos Baianos disputados desde o ano de 1990, o Leão conquistou 13. Durante este período, o Rubro-negro conseguiu seu único tricampeonato (1995/96/97) e também o solitário tetra (2002/03/04/05). Agora, neste domingo, às 17 horas, no Pituaçu, o Vitória começa sua busca pelo seu segundo tri.

Para a decisão do Estadual o Vitória terá duas vantagens sobre o rival Bahia. Primeiro poderá fazer o jogo de volta no Barradão, decidindo o título dentro de casa. Segundo e mais importante: levanta a taça do Campeonato Baiano caso passado os dois jogos, o placar fique empatado. O Leão conseguiu tal benefício pela ótima campanha no torneio: é o clube que tem a melhor pontuação do Estadual, tendo somado 56 pontos, contando-se a fase de classificação e a semifinal.

O Bahia, por sua vez, quer o título para tentar dar início a uma retomada de seu amplo domínio no futebol local. O Tricolor é o clube que mais vezes conquistou o Campeonato Baiano: já levantou a taça do Estadual 43 vezes, 19 a mais que seu grande rival Vitória. Porém, o último título da competição regional foi em 2001.

No Estadual deste ano, o Tricolor teve um grande momento: na sétima rodada, venceu o então líder Vitória no Barradão, casa do adversário, e assumiu a ponta da tabela do Baiano. O Bahia ficou um ponto na frente do rival, sendo que o Leão contava com um jogo a mais que o time de Alexandre Gallo. Com o passar da competição, os tricolores tiveram tropeços, o que permitiu ao Vitória reassumir a ponta.

O maior trunfo do Bahia para a final será seu retrospecto neste ano em partidas contra o Rubro-negro: além de ter vencido o Vitória no Barradão por 2 a 0, na sétima rodada, no jogo de volta, no Pituaçu, empatou por 0 a 0 com o Leão. Assim, o Tricolor chega à decisão com a moral de quem ainda não perdeu em clássicos.

Os times – Paulo César Carpegiani, técnico do Vitória, terá a sua disposição todo seu elenco. Apenas os atletas Apodi e Anderson Martins que ainda não têm presença garantida em campo e ainda serão avaliados pelo departamento médico, que irá verificar se os atletas terão condições de jogo. No momento, a opinião dentro do Rubro-negro é que ambos devem jogar.

No Bahia, o único desfalque do técnico Alexandre Gallo é o volante Rogério, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Fluminense de Feira de Santana, nesta quinta-feira, e cumprirá suspensão automática contra o Vitória, na partida deste domingo. Com informações da Gazeta

Pode parecer patético, sou franco e sincero e não posso esconder o sentimento, até podem me chamar de covarde, mas quem não cantou o hino do Bahia com coração não sabe nada da vida e da alegria do povo baiano. Que seja patético então, mas continuo a gritar: “Mais um Bahia!,Mais um Bahia! Pois tu és o campeão dos campeões, e ninguém nos vence em vibração”. UMBORA BAHÊA, MINHA PORRA!

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário