Um Ba-Vi para cabra-macho

A maior renda da história dos Ba-Vis com um público que viu um jogo bastante movimentado que acabou em 0 x 0. O jogo poderia ser 1 x 1, 2 x 2 e ainda seria um resultado que não agradaria a nenhuma das torcidas. O mérito do Bahia foi ter jogado com muita raça e um jogador a menos, a ponto do treinador Gallo sair um pouco de seu discurso mais comedido para declarar que o time do Bahia foi “muito macho”. O Vitória tem mais é que comemorar também, pois poderia sair com uma derrota caso os artilheiros do tricolor, principalmente Hélton e Beto tivessem mais calma para finalizar ao gol.

O que não dá é o Vitória cobrar penal por imagem de televisão. O árbitro tem segundos para decidir em uma única perspectiva do lance, enquanto as câmeras de tevê cobrem todo o espaço. Se querem culpar o árbitro pelo penal não marcado precisam antes mudar as regras do jogo e recomendar a FIFA o uso das imagens para dirimir dúvidas do jogo. Mas quem disse que a tecnologia não tem falhas também? Tudo depende do posicionamento das câmeras. Como evitar montagens para favorecer algum time? Todas essas questões não foram desprezadas pela FIFA. Portanto, meus amigos, fico com os erros humanos que são passíveis de desculpa.

Também é necessário apontar para um outro problema: uma vez reconhecida a influência do poder econômico, como decidir que lances deveriam as câmeras de tevê tirar as dúvidas? Muitos clubes podem se sentir prejudicados por algum lance ter passado em branco aos responsáveis por auxiliar o árbitro. Sem dúvida o erro e a ignorância são toleráveis, mas o que não pode ser tolerado é o poder econômico continuar a decidir quem tem razão. Possivelmente em jogos do Flamengo e Corinthians teriam câmeras em tudo que é canto para auxiliar o Juiz, mas quem garante que as mesmas imagens ajudariam a equipe adversária? Afinal, quem controla a imagem no nosso país também colaborou com a ditadura.

Tome cuidado com o que você vai fazer viu, seu Ednaldo! Depois desse chororô todo será que os árbritros ficarão com medo de apitar contra o Vitória? O que o Vitória tá fazendo é intimidar os demais concorrentes para ser beneficiado com o apito amigo. Sabemos que o Bahia com um jogador a menos foi o mais prejudicado no jogo pelo excessivo número de cartões amarelos dados pelo Arílson, já que logo no início do jogo expulsou nosso goleiro. Afinal, querem culpar o árbitro pela formação defensiva de Mauro Fernandes jogando com um jogador a mais?

Maurício Guimarães

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário