Cem dias de Marcelo Guimarães Filho

Marcelo Guimaraes FilhoCostuma-se esperar cem dias para se fazer a primeira análise da atuação de um presidente recém-eleito. Pois a areia da ampulheta chegou ao fim. Os cem dias iniciais do presidente Marcelo Guimarães Filho no Bahia incluem melhora na política de contratações do clube, mudança visível na autoestima do torcedor, reformas estruturais no Fazendão e, vale lembrar, promessas não cumpridas.

Antes delas, a mea culpa: os cem dias se completaram em 21 de Março, véspera do Ba-Vi, motivo que fez o CORREIO adiar o balanço inicial do dirigente. E por falar em balanço, eis a primeira das promessas de campanha ainda não cumpridas por Marcelo Filho. A edição de Esporte do dia 21 de Dezembro de 2008 documentou a entrevista concedida pelo presidente, eleito dez dias antes da publicação.

FEDERAL

Na época, Marcelo falou em publicar, a cada três meses, balanço da movimentação financeira tricolor no site do clube. A estratégia estaria inserida no contexto de construir uma relação de confiança e transparência com o torcedor – visto cada vez mais como clientes da marca Bahia, e não só comprador de ingressos.

Marcelo afirma que não houve motivo específico para não ter publicado o balanço, e reforça a paternidade da ideia. “Essa foi uma proposta minha para a reforma da lei (Pelé). Nós vamos aprovar a proposta quarta-feira, que é o prazo final”, afirma. Marcelo disse que, depois que sair da comissão, a proposta vai para o plenário da Câmara. “Assim que virar lei, todos os clubes serão obrigados”, diz o deputado federal.

LISTA

O compromisso de referendar as eleições diretas no clube também se limita ao protocolo de intenções. Ainda, frisa o dirigente. “A reforma do estatuto não saiu do papel, mas já estamos tomando iniciativa para isso. Muito brevemente, acho que em 15 dias ou 20, a gente vai estar com novidade nesse campo”.

Marcelo se reuniu com representantes do grupo de oposição Revolução Tricolor e trabalha para mudar o estatuto criado em 1981. E renovou a promessa de divulgar a lista dos 323 conselheiros do clube.

Transparência
Presidente prometeu divulgar balanço financeiro no site oficial do clube. Ainda não cumpriu.

Eleição direta
15 a 20 dias para mudar estatuto. Quem é sócio está ligado nessa chance desde Petrònio, 2005.

Sócio de estádio
Torcedor tem espaço VIP em Pituaçu. Ação do marketing, que promete rádio e TV na net.

Sede de praia
Plano era propor um comodato por Pituaçu, mas prefeitura quer desapropriar. É força maior.

Autoestima
Ingresso quatro vezes mais caro que me 2008, mas as camisas tricolores voltaram às ruas.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário