BA X VI: Carga de 32.157 está liberada pela PM

O que o torcedor esperava desde a reinauguração de Pituaçu, no dia 25 de Janeiro, está prestes a acontecer. Falta só o aval da prefeitura para a capacidade máxima do Estádio de Pituaçu ser liberada no clássico Ba-Vi, domingo. É a senha para 32.157 tricolores e rubro-negros poderem, pela primeira vez, esconder todo o laranja, o verde e o marrom dos assentos do novo estádio.

A parte interna está resolvida. Desde sexta-feira, a Polícia Militar enviou os laudos técnicos à Federação Bahiana de Futebol (FBF), atestando a capacidade máxima de Pituaçu. A FBF comunicou ao Ministério Público e CBF.

Resta agora a liberação da parte “externa” ao jogo. Por esterna, leia-se trânsito na região da Avenida Paralela.

O trâmite burocrático é assim: cabe ao Bahia, mandante do clássico, requisitar a liberação máxima à prefeitura, via Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Socum). Feito isso, a Sucom libera (ou não) a capacidade pedida, respaldada pelo parece da Setin, sigla municipal para Superintendência de Transportes e Infra-estruturas – que analisa o impacto causado no trânsito da região pelo fluxo de pessoas que vão à partida. Como a partida é domingo, o impacto causado à população alheia ao Ba-Vi é menor que num dia útil. Daí a limitação da capacidade em 24.117 (75% do total) no jogo Bahia x Potiguar (Vitória x Asa vai ser no Barradão).PAZ

Enquanto isso, a Polícia Militar reúne os envolvidos no clássico amanhã, às 9h, no Quartel dos Aflitos. Em pauta, as medidas de segurança para evitar acidentes e as brigas cada vez mais rotineiras entre torcidas organizadas. Representantes do Ministério Público, da FBF, da Sudesb, dos dois clubes e das organizadas estarão ao redor da mesa.

Como aconteceu no clássico passado, dia 8 de Fevereiro, no Barradão, Bamor e Imbatíveis serão escoltadas pela PM até à entrada do estádio. Esforço para evitar tragédias como a morte de dois torcedores no dia 11 de Fevereiro de 2007, no Barradão.

Preço salgado

O Bahia já definiu que crianças acima dos 5 anos pagarão o mesmo valor que os demais torcedores na compra do ingresso. No Ba-Vi, a arquibancada custa R$30. Uma mudança e tanto. Até então, crianças de até 12 anos entravam gratuitamente.

Mudança do Placar eletrônico

Há torcedores que reclamam do placar eletrônico de Pituaçu, sob a alegação que a programação visual pode ficar melhor definida. Fica a sugestão, mas a polemica tem data para acabar. O BA x VI será o último jogo do atual placar eletrônico. Depois do clássico de domingo, a Sudesb promete trocar a peça por uma mais sofisticada.

Lua de Mel

O Bahia está invicto e com 100% de aproveitamento em Pituaçu, onde enfrentará Potiguar e Vitória nesta semana. Em seis jogos no recém-reformado estádio, o tricolor deixou para trás Ipitanga, Atlético, Poções, Feirense, Colo-Colo e Primeiro Passo de Vitória da Conquista. Ao todo, marcou 23 gols e sofreu três. Média de 3,83 feitos e 0,5 tomado por partida no caldeirão de Pituaço. A torcida como sempre, tem sido forte aliada, Nos seis jogos do Bahia em Pituaçu 96 719 pessoas já pagaram ingresso. A diretoria agradece a rende bruta de R$ 2.187.490.00. Por sinal, o recorde de publico em Pituaçu, contado desde a primeira inauguração, em março de 1979, é do jogo do Bahia 4 x 1 Feirense, disputado no dia 15 de Fevereiro, quando 19 435 torcedores pagaram ingressos. Com informações de Herbem Gramacho do Correio desta segunda-feira

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário