Começa hoje o jogo final da Bahia para Copa de 2014

O futuro da Bahia como possível subsede para o Mundial de 2014, que será realizado no Brasil, começa a ser definido na noite de hoje. Está previsto para as 20 horas o desembarque da comitiva de inspeção da Fifa em Salvador. Os representantes da entidade máxima do futebol mundial ficarão até amanhã na capital baiana, quando farão um voo panorâmico e se reunirão com representantes do governo e da prefeitura no Estádio Roberto Santos, no Parque Metropolitano de Pituaçu.

Os detalhes desta visita foram repassados à imprensa em um café-da-manhã realizado ontem no Hotel da Bahia com a presença do chefe de gabinete do governador Jaques Wagner, Fernando Schmidt, dos secretários de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e de Comunicação, Robinson Almeida, do diretor-superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô) e do secretário de Infraestrutura de Salvador, Almir Melo. Na reunião que acontecerá em Pituaçu, será explicada a reforma no Estádio Octávio Mangabeira, a Fonte Nova, e como o Estado pretende realizá-la.
No Brasil desde o dia 30 de janeiro, quando iniciaram a visita às 17 cidades candidatas a ser uma das 12 subsedes, os representantes da Fifa chegam a Salvador somente no antepenúltimo dia de avaliação. Ainda amanhã, visitarão Recife e Natal e, no sábado, encerram a passagem pelo País na cidade de Fortaleza.

A divulgação das cidades escolhida será feita no dia 20 de março em Zurique, na Suíça. Ontem, o chefe de gabinete do governo, Fernando Schimidt revelou que o governador Jaques Wagner tem interesse em participar pessoalmente da divulgação. O provável é que o Nordeste seja contemplado com duas cidades escolhidas.

Mas, o secretário Nilton Vasconcelos está confiante de que mais uma cidade nordestina poderá estar entre as 12 subsedes. “O certo é que desde o início Salvador sempre esteve entre as cidades com maior possibilidade de ser escolhida. Todo o nosso esforço não é somente para ter os jogos aqui, mas por toda a mudança que acontecerá na cidade”, comentou Vasconcelos.

As obras para a viabilização de jogos do Mundial em Salvador serão realizadas tanto pelo governo do Estado quanto pela Prefeitura. Pelo menos foi o que garantiu o secretário de Infraestrutura da capital, Almir Melo. Segundo ele, as melhorias necessárias já começaram a ser feitas pelo prefeito João Henrique.

Com essa parceria que se desenha entre os poderes estadual e municipal, as autoridades acreditam que as chances de Salvador ser uma das escolhidas pelos representantes da Fifa são grandes. “Nós temos todas as condições de sermos sede do Mundial de 2014”, sentenciou o ex-jogador e atual diretor da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô).

Governo pede apoio da imprensa e participação do povo baiano

Além de explicar para a imprensa como será a visita da comitiva da Fifa a Salvador, o encontro realizado ontem pela manhã no Campo Grande serviu também para os representantes do governo fazerem um apelo pela mobilização popular em prol da capital baiana na luta para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Todos os que fizeram o uso da palavra bateram na mesma tecla e pediram para que o torcedor mostre sua paixão e ajude nas campanhas que serão lançadas até o dia da divulgação das cidades escolhidas.

O secretário de governo Fernando Schimidt, foi o mais enfático no pedido. “Nós vimos ontem (terça-feira), em Campo Grande, as pessoas indo às ruas para saudar os avaliadores. Aqui, temos que mostrar que a paixão pelo futebol, principalmente do povo de Salvador, se traduz em um grande desejo da cidade”, afirmou Schimidt.

Para buscar o apoio da população, serão lançadas várias campanhas participativas. A primeira delas acontecerá já no Carnaval, com a tentativa de agregar os artistas como reforço na campanha. “É uma pena que os representantes não fiquem agora para o Carnaval para ver nossa capacidade de colocar dois milhões de pessoas na rua sem nenhum problema”, comentou.

A ligação entre a campanha para ser subsede da Copa e o Axé já começa na visita da comitiva da Fifa. Se em Goiânia o cantor Zezé di Camargo foi chamado para reforçar a equipe, em Salvador, o percussionista, cantor e compositor Carlinhos Brown também estará ao lado dos representantes municipais e estaduais.
Por Raphael Carneiro da Tribuna da BahiaVeja o video e novos detalhes

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário