Ameaça de embargo de Pituaçu não se concretizou

A notícia que surpreendeu a diretoria do Esporte Clube Bahia, o governo do Estado e o torcedor tricolor na noite de ontem, de que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tinha até à meia-noite para embargar e interditar integralmente o Estádio Roberto Santos (Pituaçu), não se concretizou.

O pedido de embargo foi uma recomendação que o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) e o Ministério Público Estadual (MPE/BA) enviaram na segunda-feira, dia 19, à autarquia federal. Para a medida, os ministérios ressaltam que não deve ser realizado nenhum ato de intervenção nas obras de reforma e ampliação do complexo esportivo nem ser permitido o seu funcionamento.

Ainda na noite de ontem, o governo do Estado, através da assessoria de comunicação, divulgou uma nota oficial, se pronunciando sobre a tentativa de embargo. Entre outras coisas a nota diz que “o governo da Bahia considera descabida e despropositada qualquer ação que vise impedir ou retardar a reabertura do Estádio Metropolitano de Pituaçu às vésperas de entregar à população baiana, o único equipamento público que Salvador dispõe para grandes eventos esportivos, a exemplo das partidas do Campeonato Baiano de Futebol Profissional”.

A nota também relembrou os embargos já realizados anteriormente. “Medidas semelhantes já causaram, no ano passado, atrasos no andamento das obras. Em outubro o Ibama determinou um embargo por solicitação do Ministério Público Federal. O mesmo Ibama reconsiderou a medida e autorizou a retomada dos trabalhos após a concessão de Licença Ambiental concedida pelo Conselho Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Cepram) – órgão colegiado com competência específica para análise da matéria, composto majoritariamente por representações da sociedade”.

O governo também informou que a Procuradoria Geral do Estado já está tomando todas as providências cabíveis a fim de assegurar que a sociedade possa se beneficiar do investimento feito naquela praça esportiva.

A corrida pelo ingresso que vale ouro

A direção do Bahia até que conseguiu aumentar a oferta, de 16 para 20 mil lugares. Mas ainda é pouco, muito pouco para matar a ânsia, a saudade do torcedor neste reencontro com o seu “Bahêaa” em Salvador, na reabertura do estádio Metropolitano de Pituaçu. Na abertura das bilheterias, ontem, às 14h, centenas de apaixonados tricolores formaram uma longa fila na luta pelo ingresso para o jogo de domingo, contra o Ipitanga, válido pela 3ª rodada da fase de classificação do Campeonato Baiano, para comprar o bilhete a R$ 30,00, mas que sentimentalmente, vale muito mais do que o ouro. Os torcedores vivenciaram um princípio de tumulto, quando os passaportes começaram a ser vendidos, no início da tarde, o que motivou a presença de policiais militares para conter confusões devidas, inclusive, pela ação de cambistas. Minutos depois, a situação foi regularizada e os amantes do Bahia puderam garantir seus ingressos sem maiores transtornos. Cerca de 4 mil 337 ingressos foram vendidos no primeiro dia de funcionamento das bilheterias.

Governador inaugura hoje à noite estádio de Pituaçu

Finalmente o estádio de Pituaçu será oficialmente aberto e apresentado à imprensa baiana. Hoje à noite, às 19h, o governador Jaques Wagner recebe dirigentes e cronistas esportivos baianos para apresentar o novo estádio de Pituaçu. Na ocasião, autoridades e convidados realizam um tour pelas dependências da praça esportiva, com objetivo de conhecer as instalações e obras realizadas durante o período de reforma, que teve o valor total de R$55 milhões.

Dentre as novidades que poderão ser vistas estão a arquibancada, toda composta por cadeiras que, quando completamente instaladas, comportarão 32.500 torcedores. Os 192 projetores de luz, distribuídos em linha para melhor iluminação do gramado, de acordo com as regras da Fifa, também poderão ser apreciados. As cabines de imprensa, com todas as linhas de transmissão já instaladas e testadas, os portões de acesso, bilheterias, vestiários – com campo de aquecimento com grama sintética, mesas de massagem, chuveiros elétricos, enfermaria, dentre outros – também estão incluídos no trajeto.

Segurança e transporte serão reforçados para reabertura

A segurança para a partida de reabertura do estádio de Pituaçu, entre Bahia e Ipitanga, no próximo domingo, dia 25, às 16h30min. pela 3ª rodada do Campeonato Baiano de 2009, é a maior preocupação das autoridades e dos torcedores, que estão ansiosos para acompanhar o primeiro jogo do seu time em Salvador, desde a tragédia na Fonte Nova, em novembro de 2007.

A Polícia Militar (PM) promete reforçar a segurança com 526 policiais, nas estações de transbordo, estacionamentos e em locais onde houver grande concentração de pessoas. De acordo com a PM, o Batalhão da Polícia de Choque, Grupamento Aéreo (Graer), Rondas Especiais (Rondesp), Companhias Independentes da PM, Esquadrões de Motociclistas Águia e Polícia Montada também estarão presentes para evitar tumultos e confusões no entorno do estádio.

O acesso ao estádio também está sendo articulado pela Superintendênca de Transportes Públicos (STP), que vai garantir linhas especiais de ônibus para o local. De acordo com o órgão, além dos 286 veículos da frota regular, atuando em 63 linhas, outras 15 linhas especiais estarão disponíveis. Com informações adaptadas da Tribuna da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário