Governo entrega projeto de reconstrução da Fonte Nova

A Bahia entrega nesta quinta-feira, 15, à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o projeto definitivo de reconstrução do Estádio da Fonte Nova, com o objetivo de tornar Salvador subsede da Copa do Mundo de 2014. A escolha das cidades que terão jogos do Mundial do Brasil será feita dqui a exatos dois meses, na Suíça, e o projeto entregue é um pouco mais avançado do aquele apresentado em novembro do ano passado.

No entanto, a idéia da Setepla Tecnometal Engenharia Ltda, vencedora da licitação para reconstruir a Fonte Nova, é praticamente a mesma. O projeto se baseou num modelo auto-sustentável inspirado no estádio da cidade alemã de Hannover, que abrigou partidas da Copa de 2006.

“Basicamente é a mesma proposta que aproveita algo em torno de 50% do anel inferior, mantém a estrutura de ferradura e garante a cobertura do estádio num padrão tecnologicamente moderno”, disse o secretário de Trabalho, Renda, e Esporte, Nilton Vasconcelos, ao Globo Esporte Bahia.

Após a Setepla entregar o projeto de reconstrução, entra em ação a KPMG, que foi a empresa vencedora da licitação para elaborar a modelagem institucional. A KPMG vai ser a responsável por apresentar um estudo que atraia a iniciativa privada a realizar investimentos nas obras de recuperação e adequação da Fonte Nova.

A intenção do governo é a de não investir ou investir o mínimo possível de recurso público na construção do equipamento esportivo, utilizando o modelo das Parcerias Público Privadas (PPPs). Caso Salvador seja escolhida subsede, o cronograma da FIFA estabelece que entre julho e novembro deste ano ocorreram as licitações necessárias. O início das obras está marcado para 31 de janeiro de 2010 e conclusão deve acontecer até dezembro de 2012.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário