Técnico Gallo: “Vamos fazer o soerguimento do Bahia”

O técnico Alexandre Gallo ‘comprou’ a idéia da diretoria do Bahia, aderiu ao projeto de remontar o time e subir à Série A em 2009, mas avisa logo: os salários de jogadores e funcionários têm que estar sempre em dia, bem diferente do que aconteceu ao longo deste ano no Fazendão. Assim, o time faz a outra metade no acordo, conquistar as vitórias.

Jogador durante 15 anos, de 1986 a 2001, e técnico há cinco, Gallo entende que o assunto é primordial em uma equipe de futebol. ‘Talvez tenha sido a minha primeira pergunta no nosso primeiro contato (com a diretoria)’, revelou nesta segunda-feria, durante sua apresentação oficial, em entrevista coletiva no Fazendão. Encontrou respaldo no presidente Marcelo Guimarães Filho, que se disse assustado com a situação financeira do clube – pior do que ele imaginava -,mas garantiu manter o pé no chão, para não estourar o orçamento.

Nisso, o rival Vitória serve como parâmetro. A política de pagar os salários em dia foi seguida durante toda a temporada e está mantida em 2009. Apesar do aumento de R$5 milhões na cota anual de TV, o planejamento inclui aumento de R$ 100 mil mensais na folha salarial.

Voltando ao Bahia, Gallo chega exigindo disciplina dos jogadores que estão no grupo e dos próximos seis que serão contratados nos próximos dez dias. ‘O atleta não pode bater no peito e dizer que é jogador de time grande e pensar como jogador de time pequeno’.

AMISTOSOS

Por causa do tempo e dinheiro curtos, os próximos contratados já terão trabalhado com Gallo ou são conhecidos de Paulo Carneiro. Assim, fica mais fácil con- Carametade vencer o atleta a aderir ao tricolor e se apresentar já no dia 3 de janeiro. O planejamento posto em prática ‘de última hora’, graças à tardia eleição no dia 11, vai influenciar as primeiras apresentações do time.

O curto tempo de preparação até a estréia no Campeonato Baiano, dia 18, contra o Itabuna, impedir á a comissão técnica de fazer amistosos para avaliar e entrosar o elenco. ‘Os dois primeiros jogos ainda serão parte da preparação física’, disse Gallo, ao lado do preparador físico Valmir Cruz e do treinador de goleiros Ricardo Palmeira. O fisiologista Alexandre Dortas, que deixou o Vitória em outubro, está confirmado.

O técnico mostrou-se detalhista ao vislumbrar Pituaçu como caldeirão. ‘Na Série A, os visitantes só venceram 18% dos jogos’, aponta. Gallo gosta de usar os números nas preleções. ‘Estatística é importante’. Os auxiliares são Cláudio Grilo e Maurício Copertino. Ontem, o presidente Marcelo Guimarães Filho visitou o Estádio de Pituaçu e disse que vai pedir ao governador Jaques Wagner para abrir o estádio já no dia 21 de janeiro, mesmo sem as cadeiras. Com informações do Correo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário