Rubro-Negro José Rocha apresenta mudança na Lei Pelé

A proteção dos clubes formadores de atletas e a contenção dos empresários estrangeiros sobre as divisões de base dos clubes de futebol do Brasil são as metas da proposta que foi apresentada ontem, em Brasília, ao ministro do Esporte, Orlando Silva, e aos representantes de clubes de futebol e entidades envolvidas com a atividade esportiva.

O projeto de lei 5.186, cohecido como Lei do Clube Formador, do deputado José Rocha (PR-BA), reúne propostas do Poder Executivo e 29 emendas do Legislativo que tramitavam no Congresso. “A proposta é fruto de um amplo acordo envolvendo todos os setores e terá o grande mérito de proteger os clubes que fazem o trabalho de formação e de garantir apoio a esses jovens atletas”, afirmou Silva.

O documento traz novidades como a expansão do repasse de verbas (de 0,5% a 5%) aos clubes formadores – com o estabelecimento de direitos e deveres para essas instituições-, a anulação de contratos que possam impedir um esportista de exercer a profissão, a obrigatoriedade de divulgação de balanços anuais pelos clubes e a criação de um contrato de trabalho especial para a categoria dos atletas.

Para ter direito aos benefícios propostos pela lei, a agremiação terá de obedecer a regras como providenciar escola, seguros e assistência médica ao jovem, além de garantir seu convívio com a família até os 14 anos.

Vitória traz o ex-tricolor Rafael Bastos

Enquanto no Fazendão se comemora a contratação de Paulo Carneiro para a gerência de futebol, o Vitória faz questão de aumentar as estatísticas daqueles que trocaram o Alto de Itinga pela Toca do Leão. Depois da cozinheira, chegou a vez do meia Rafael Bastos deixar a camisa tricolor de lado e vestir a rubro-negra. O ex-jogador do Bahia foi apresentado na tarde de ontem ao lado do lateral-direito Bosco, que disputou neste ano a Série B do Brasileiro pelo ABC de Natal.

O desejo do Vitória de contar com o futebol de Rafael Bastos é antigo. Quando o atleta se destacou com a camisa do Bahia, no ano passado, logo os dirigentes do rubro-negro sondaram sobre uma possível transferência para a Toca do Leão. No entanto, o meia acabou sendo vendido para o Cruzeiro.

Em Minas Gerais, não conseguiu se firmar entre os cruzeirenses e foi emprestado para o Nacional da Ilha de Madeira, em Portugal. Com 23 anos, Rafael Bastos continua com o passe vinculado ao Cruzeiro e vai ficar no Vitória, por empréstimo, durante toda a temporada de 2009.

Já Bosco foi uma indicação do técnico Vágner Mancini. Os dois trabalharam juntos no Paulista de Jundiaí. Com 28 anos, o lateral passou por clubes como o Vila Nova de Goiás, Atlético Mineiro, Paraná Clube, Ituano, Criciúma, Barueri, além do próprio ABC.

Com Rafael Bastos e Bosco, o Vitória chega a seis reforços confirmados para o Campeonato Baiano de 2009. Na semana passada, o rubro-negro já havia apresentado o lateral-esquerdo Roque, os meias Gláucio e Cristian e o atacante Neto Baiano.

Mais contratações ainda podem ser anunciadas ainda esta semana. De acordo com o presidente do clube, Alexi Portela, as negociações com o atacante Nádson estão encaminhadas. Além do antigo ídolo, a diretoria espera conseguir a renovação do empréstimo dos zagueiros Leonardo Silva e Thiago Gomes e acertar a transferência do lateral-esquerdo Valmir, do volante Makelele e do atacante Washington. Todos pertencentes ao Palmeiras. Com informações da Tribuna da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário