Difícil ouvir futebol pelas rádios baianas

Confesso que está cada dia mais difícil ouvir aos jogos de futebol pelas rádios baianas. Exceções à parte, o futebol deixou de ser um evento esportivo e passou a ser um circo, onde nós somos os palhaços. Ouvir em AM somente pra quem é doido, e as FM que transmitem os jogos estão pecando em demasia na tentativa de “melhorar” (acham eles) as transmissões.

As exceções que faço são às narrações de Ivanildo Fontes – pausado, calma, sem pieguice nem sentimentalismo; e aos comentários de Chico Queiroz, Paulo Cerqueira e Edson Almeida –sempre sensatos. Mas o resto…

Na equipe da Itapuã, auto-intitulada “galáticos”, destaco negativamente:

O tal do J.J. – alguém precisa dizer a este rapaz que ele precisa adotar estilo próprio e parar de imitar Sílvio Mendes; a coisa é tão escrachada, tão absurda que se você ouvir sem saber, pensa que é SM quem está narrando. Até os lampejos ele copiou. E pra piorar, ainda fica mostrando conhecimento em hora imprópria, cantarolando músicas nas horas dos comentários.

O próprio Bocão, que transcende a função de comentarista e passa a agir como dono do mundo, ameaçando de forma aviltante a treinadores, jogadores e comissão técnica. Recentemente ele encampou uma briga pra colocar Leandro Domingues no Vitória, disse que ia fazer, acontecer, aí o cara entrou e mostrou porque não jogava: porque não jogava nada!

Márcio Martins, o mesmo que me chamou de assassino nas páginas do ATEC continua dando uma de sabe-tudo-do-Bahia; bastava ser setorista e informar as coisas certas, e não ficar dando furos furados.

Na equipe da Metrópole:

O narrador José Antônio fica soltando piadinha de mau gosto e frases de duplo sentido chulo; acha que isso é bom, mas não é. “minhoca cega é suruba”, “sustentar a vaca” e outras obscenidades que ferem aos ouvidos. E pra piorar, enrola mais do que narra e ainda ficam inserindo umas vozinhas de criança ridículas de doer. Lá no Sul o futebol é narrado como se deve: imparcial, com emoção; direto e objetivo, sem firulas. Talvez seja por isso que a imprensa desportiva baiana é considerada a pior do país…Duda Sampaio

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário