Obras de Pituaçu seguem devagar, quase parando

Quem visitou o Estádio de Pituaçu há um mês viu um movimentado canteiro de obras. Ontem à tarde, um clima de tranqüilidade pairava no local. Antes, cerca de 700 homens suavam noite e dia para o novo estádio, com capacidade anunciada para 34 mil espectadores, ter condições de receber Bahia x Corinthians.

De acordo com a assessoria de comunicação do Governo, apenas 120 operários continuam a trabalhar nas arquibancadas, tribunas de honra e em uma área restrita do lado de fora. Não há data para a inauguração e são poucas as chances de o reformado estádio receber torcida e jogadores nos três jogos que restam ao Bahia como mandante na Série B do Campeonato Brasileiro.

De acordo com Robinson Almeida, secretário de Comunicação do governo, a finalização da obra depende da anulação do embargo promovido pelo Ibama, que paralisou as obras de acesso a partir da Avenida Paralela, desde o dia 3 de outubro.

Ainda segundo o secretário, também fica parada a segunda etapa, na qual será construída uma passagem para pedestres, com tamanho superior ao de uma passarela comum. O novo equipamento vaia atravessar a Paralela a partir do Centro Administrativo, onde ficarão os estacionamentos.

Sobre a possibilidade de um jogo festivo para inaugurar uma obra orçada em R$55 milhões, o secretário deixou claro: “Só após a conclusão vai ser pensado algo nesse sentido”.

Foram paralisadas pelo Ibama as intervenções próximas à reserva de mata atlântica, atualmente sob proteção de guarda ambiental da Polícia Militar. A licença para liberar por completo as obras no local depende da Prefeitura de Salvador, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente, com reunião marcada para 6 de Novembro.

O superintendente municipal da entidade, Luiz Antunes Nery, alega não ter recebido “nenhuma” solicitação oficial do governo para convocar uma reunião extraordinária do conselho. Nas duas últimas audiências, não houve quorum para avaliar o tema.

PETROBRÁS O apoio da Petrobrás para o futebol baiano continua vivo. De acordo com Almeida, em troca de publicidade no estádio, a empresa comprará as cadeiras e o placar eletrônico. Como Pituaçu pertence ao governo, a transação é legal. Já no Barradão, os entraves são maiores, pelo fato de o estádio localizado em Canabrava pertencer a uma instituição privada, o Esporte Clube Vitória.

A parceria para Pituaçu está “acordada, somente à espera da burocracia”, finaliza Robinson Almeida, que se diz rubro-negro de carteirinha. Matéria de Pedro Caribé do Correio

FBF cobra explicações do Bahia

O 3 x 0 do placar é indiscutível, mas os números do público e renda do jogo entre Bahia e Corinthians, realizado sábado, ainda dão o que falar. O total de 11.784 pagantes surpreendeu quem viu o Jóia da Princesa cheio, apesar da capacidade de 16.274 pessoas. Ontem, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) entrou oficialmente na jogada.

“Eu pedi que o Bahia documentasse as razões de ter informado uma prévia e, na hora do jogo, ter dado um número menor”, relata o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, que entender melhor o caso até amanhã. O Bahia informou que haviam sido vendidos mais de 13 mil ingressos na noite de sexta, véspera do jogo.

Gerente de operações do Bahia, Claus Dieter garante que a diferença entre as parciais informadas pelo clube e o registrado oficialmente no jogo se deu porque a promoção com a Nestlé e a Onda Tricolor têm sistemas de contagem diferentes do tradicional.

Ou seja, na versão de Dieter, o clube já contava 1.100 ingressos da Nestlé mais cerca de 800 da Onda Tricolor na hora de informar as parciais à imprensa. E, no caso das duas promoções, o dinheiro não entra pelas mãos das bilheteiras. É antecipado.

“Num jogo de quatro mil pessoas, eu não tenho problema. Mas num jogo que a tendência era lotar o estádio, e eu até imaginava isso, eu tenho que prever a entrada de todas essas pessoas (Nestlé e Onda Tricolor)”, afirma.

BORDERÔ E porque a CBF, diferente do que costuma fazer, não havia divulgado o borderô da partida até as 20h de ontem (21h no Rio de Janeiro, sede da confederação)? Ednaldo Rodrigues afirma que a FBF enviou documento. Uma secretária da CBF informou que não houve nenhum problema com o borderô e que o documento “estará sendo publicado”. Enquanto isso, a súmula estava disponível desde o início da tarde.

Súmula da partida beneficia o Bahia

A preocupação da diretoria do Bahia em relação a uma possível punição pelos materiais arremessados no gramado do Estádio Jóia da Princesa, na derrota para o Corinthians, no sábado, diminuiu ontem. Na súmula do jogo, o árbitro capixaba Wallace Nascimento Valente aliviou ao relatar o ocorrido. Com isso, existe a possibilidade de o time sequer ser punido em um possível julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

De acordo com Valente, foram arremessados dois objetos em campo. O primeiro, aos 12 minutos, foi uma garrafa de cerveja vazia. O árbitro informou que o objeto foi lançado por um torcedor do Corinthians, identificado posteriormente por um segurança do Bahia e encaminhado para o posto da polícia no estádio.

Quinze minutos depois, “foi arremessada uma garrafa plástica cheia de refrigerante dentro do campo de jogo por um torcedor do Bahia, devidamente identificado e detido pela polícia. A garrafa arremessada não atingiu ninguém”, escreveu Wallace Valente.

A informação de que os dois infratores foram identificados e detidos, soou como alívio para a direção do Bahia. Assim, as chances de o clube ser punido e aumentar ainda mais a crise financeira com jogos com portões fechados foram reduzidas.

O que se reduziu também foi a possibilidade de o clube voltar à primeira divisão no próximo ano. Na 11ª colocação da 2ª Divisão, com 42 pontos conquistados, o Bahia ainda tem 0,03% de chance de subir este ano, de acordo com o site Chance de Gol.

Para garantir, pelo menos, a presença na Série B do próximo ano, o time iniciou ontem a preparação para o jogo de sábado, contra o São Caetano, no interior de São Paulo. O técnico Ferdinando Teixeira não esteve no Fazendão por estar viajando resolvendo problemas pessoais. Mesmo assim, os jogadores participaram de um treino físico e um coletivo na tarde de ontem.Rui Accioly desmente noticia sobre candidatura de Marcelo GuimarãesRui Accioly, em entrevista à Itapoan FM, desmentiu a notícia de que Marcelo Guimarães Filho será o candidato à presidência do Esporte Clube Bahia nas próximas eleições. Foi negado também que o próprio Rui possa se candidatar a algumas coisa no clube. Ainda segundo o diretor, não é o momento de discutir o assunto, pois o campeonato ainda está em andamento. (Informações de Euclides Almeida do Blog Sempre Bahia)Tricolor se tornou uma capitania hereditária Uma busca na página oficial da Câmara dos Deputados sobre a atividade parlamentar de Marcelo Guimarães Filho (PMDB) revelou um resultado surpreendente . A leitura dos dados demonstra que Marcelinho exerce um papel quase figurativo no Congresso Nacional. Mesmo assim, de acordo com Márcio Martins, titular da página de Esportes do BN, a diretoria do E.C. Bahia quer transformá-lo em presidente do clube. Já se fala que o Tricolor se tornou uma capitania hereditária, já que o deputado é filho do ex-presidente do Bahia Marcelo Guimarães. ( Daniel Pinto do Bahia Noticias)

( 18:00) Ibama libera parcialmente obras em pituaçu

O Ibama suspendeu parcialmente o embargo das obras do Estádio de Pituaçu, em Salvador, na tarde desta terça-feira. De acordo com o órgão, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) concedeu à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) a licença ambiental necessária para as intervenções no local.

Entretanto, apesar de estarem liberadas as construções de arquibancadas, reestruturação das tribunas de honra e imprensa, instalações de apoio, vestiários, obras relativas ao campo e ao acesso de torcedores, fica proibida toda e qualquer alteração que submeta o ambiente ao corte de árvores na área de preservação permanente na lagoa do Parque de Pituaçu.

Estas áreas envolvem o estacionamento do estádio do vestiário e das tribunas, heliponto e patê das vias de acesso. De acordo com a Cepram, estas obras só podem ser autorizadas mediante licença ambiental diferenciada.

Confira a rodada da serie B da terça-feira
Brasiliense 2 x 1 Criciúma
Bragantino 1 x 1 ABC
América 2 x 1 Santo André

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário