Fonte Nova, “conversa para boi dormir”, diz Arquiteto

“ Tudo conversa para boi dormir. Eles vão demolir a fonte nova e vão fazer outro estádio”. Foi assim, misturando indignação e tristeza, que o professor Heliodório Sampaio, o arquiteto que assinou o projeto original de ampliação do estádio junto com o arquiteto Diógenes Rebouças, reagiu ao saber da decisão do governo. “ Se eles propõem demolir o anel superior, descaracteriza tudo”

Sampaio também estava na luta para fazer a nova Fonte. Integrou o corpo técnico da Urplan, que propôs aproveitar 100% da estrutura existente. “O que está colocado pela Setepla é algo totalmente diferente do que está aí. Pensei que eles iam fazer um mix das propostas, mas pelo jeito, não é”, disse.

O resultado também surpreendeu o diretor da Fluminense Tecnosolo, outra na disputa. “Foram eles que ganharam”, estranhou Manuel Cláudio Cavalieri. “Pelo que eu entendi, a idéia era preservar a estrutura do estádio e a Setepla não tinha esse norte”, afirmou.

A Fonte Nova foi inaugurada em 28 de Janeiro de 1951. O arquiteto e professor Diógenes Rebouças, considerado uma referência no país, trabalhou ao lado de alguns dos mais importantes arquitetos da época. Dentre eles estavam Oscar Niemeyer, o homem que desenhou Brasília, dentre outras obras. Sampaio participou com Rebouças entre 68 e 71 no projeto de ampliação do anel superior. No calor dos acontecimentos, após a tragédia de Novembro de 2007, o anúncio duma possível demolição da Fonte Nova provocou a revolta de arquitetos.

Escolha da proposta não é vantagem

A Setepla larga na frente por ter apresentado o projeto escolhido pela comissão técnica do Governo Estadual, mas, pelo menos em tese não tem nenhuma vantagem sobre as outras concorrentes no processo de licitação da obra, previsto para acontecer em Julho de 2009. A Fonte Nova tem de ser entregue no segundo semestre de 2012.

Obra de Pituaçu segue sem licença ambiental

Mesmo que o Estádio de Pituaçu fosse entregue hoje, sua liberação plena estaria sob dúvida. As intervenções dentro do parque metropolitano ainda não têm licença ambiental. O concelho municipal do meio ambiente está com a questão em pauta para a próxima sessão do começo de Outubro.

De 5 Milhões para 550 Mil

A direção do Bahia não quer se pronunciar sobre o atraso de Pituaçu por não ter recebido informação oficial, conforme comunicou a assessoria de imprensa. O clube chegou a colocar 10000 ingressos à venda para a partida contra o Corinthias. Desautorizada pelo Governo Estado, voltou atrás e segue a devolução das entradas na sede de praia. Em 13 jogos, no Jóia da Princesa, a arrecadação bruta foi de 511 mil. A folha salarial do clube está na casa de 350 mil mensal em 2008. Na série C do ano passado a arrecadação bruta, em 14 jogos, foi de 5 milhões de reais na Fonte Nova, ou seja, quase 10 vezes mais. Com informações do jornal impresso CorreioVolante Luciano Ferreira de saida
O Bahia parece que começa a planejar o elenco para a temporada de 2009. Segundo informações do repórter Márcio Martins, a diretoria tricolor acaba de dispensar o volante Luciano Ferreira, conhecido como Totó. O principal motivo é o baixo rendimento do jogador na Série B, além das constantes lesões.Totó, que irritou bastante o treinador Roberto Cavalo após ser expulso de maneira infantil contra o Juventude, chegou ao Bahia no início da competição vindo do Itumbiara, de Goiás, a pedido do ex-técnico do clube Paulo Comelli e nunca conseguiu conquistar a posição de titular. Informações do site Bahia Noticias)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário