Tumulto na troca de Artur por Cavalo

A diretoria do Bahia teve dificuldades para cumprir um “ritual de praxe”, comum, no futebol brasileiro: quando o time perde, não vai bem, troca-se o treinador. Ontem pela manhã, ao comunicar a saída do técnico Arturzinho e a contratação de Roberto Cavalo, que chegou ontem à noite a Salvador, os dirigentes enfrentaram uma inesperada manifestação dos jogadores, que exigiam a manutenção do ex-treinador sob a ameaça de não voltarem a campo para os trabalhos no Centro de Treinamentos no Fazendão.

Nada contra Roberto Cavalo, mas tudo a favor de Arturzinho, que segundo o grupo de 30 jogadores, reunidos no auditório do Fazendão com o presidente Petrônio Barradas, não teve culpa na goleada que o time levou, de 5 a 1 do Fortaleza, tinha o apoio de todos, e conseguia motivar a equipe, mesmo com todas as limitações, principalmente atraso de salários, nesta campanha da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro.

Para conseguir contornar o problema, a direção do Bahia disse ao grupo que o próprio técnico Arturzinho tinha colocado o cargo à disposição antes da viagem de sexta-feira para Fortaleza, exigiu o pagamento dos salários até o dia 10 de cada mês, e que se o clube acertasse com outro treinador, ele sairia sem problemas. Arturzinho, depois de comunicar aos jogadores a sua saída, criticar os dirigentes, alegando que estava sendo demitido por exigir melhorias para eles, preferiu se calar, não mais comentar sobre sua saída, pelo menos, até acertar sua rescisão de contrato.Cavalo será apresentado esta manhã

Num ambiente de muita tensão, o novo técnico Roberto Cavalo será apresentado ao grupo esta manhã, e sua participação para o jogo contra o América de Natal vai se resumir a uma palestra motivacional com o time, antes da viagem para Feira de Santana. Além dos desfalques de Ávine e Adilson, suspensos, o Bahia não contará com o futebol do atacante Galvão, que tem proposta do futebol exterior, e ontem à tarde esteve no Fazendão com seu advogado para acertar o pagamento da multa rescisória, que é no valor de R$ 1 milhão para deixar o Fazendão. E o Bahia não p??????????????retende abrir mão do montante que teria para receber.Como Roberto Cavalo só será apresentado ao elenco na manhã de hoje, o provável é que o preparador físico Eduardo Fontes fique no banco de reservas para a partida contra o América de Natal. Pelo menos esse é o desejo do novo treinador do Bahia. Sem muito contato com o grupo, Cavalo quer aproveitar a oportunidade para assistir a partida da tribuna do estádio Jóia da Princesa.

A equipe, que está concentrada desde domingo, terá a volta do volante Fausto e poderá ter presença do meia Caio ao lado de Paulo Roberto no ataque. Além dessas mudanças, o lateral Rogério Rios deve ser improvisado na ala esquerda, já que os dois jogadores da posição não poderão atuar na noite de hoje em Feira de Santana. Com informações da Tribuna da Bahia
Em entrevista ao Correio da Bahia Arturzinho se defende
O diretor de futebol Ruy Accioly afirma que você não estava feliz no Bahia e por isso colocou o cargo à disposição. Foi só isso mesmo? “Não é bem assim a história. Deixei o cargo à disposição, agora, está todo mundo insatisfeito porque tem diversos problemas. Tem um monte de jogador insatisfeito querendo ir embora. Eu convenci Galvão a ir pro jogo, convenci Elias. Fausto não foi, Darci chegou lá e sentiu a perna. A comissão toda está insatisfeita. Eu pedi a eles pra que nós juntos resolvêssemos…”
Por que você não estava feliz? “Eu tô sentindo que não vão solucionar os problemas que nós temos. Não vai ter uma solução pra essas coisas. Tem insatisfação na comissão técnica, eu não agüento ficar segurando esses problemas todos. Você sabia que eu passei mal no avião? Foi estresse. Eu tô sentindo que nós não vamos classificar. E depois quem é que vai ser o incompetente?” O treinador e os jogadores. A diretoria vai permanecer… “Eu não quero é chegar no final do ano e as pessoas dizerem ‘ah, por que ele não disse antes e demonstrou a insatisfação dele?’ Eu não quero sair como incompetente. Agora, se eles aceitaram é porque não estavam satisfeitos com meu trabalho”. As contratações demoram a chegar, os salários estão sempre atrasados… é muito complicado? “E não tem uma reversão desse quadro em termos de satisfação. Não tem uma posição, uma solução dos problemas. Vão sempre empurrando com a barriga. Do jeito que está vai ser muito difícil. Daqui a uns dois meses vocês vão ver o que eu tô falando. Como é que você vai ficar convencendo jogador a viajar constantemente? Era a hora de todo mundo se fechar e falar: ‘vamos dar uma solução para os problemas’ ou fazer o que eles fizeram”. Como você enxerga a reação dos jogadores e membros da comissão técnica? “Os jogadores foram lá pedir
que eu ficasse, eles (diretoria) disseram que fui eu que pedi demissão. Isso demonstra a relação que eu tenho com a comissão, com os jogadores, com os funcionários”. Estão dizendo que você saiu porque exigia pagamento todo dia 10, enquanto o salário dos jogadores podia atrasar… “Meu salário tem 55 dias atrasado. Isso aí (de exigir pagamento) não é verdade. Você sabe quem é que tá falando. São sempre os mesmos”

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário