Derrota não tira o Vitória do quinto lugar

Quando o Vitória deixou Salvador para a seqüência de dois jogos fora de casa contra Grêmio e Palmeiras, todos sabiam que a jornada seria complicada. Mas, com a boa fase e o surpreendente rendimento da equipe neste primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro, não faltou torcedor que apostasse em, pelo menos, um triunfo. Só que enfrentando adversários diretos na briga por uma vaga no G-4, o Vitória não resistiu. Depois da derrota para os gaúchos, no domingo, perdeu na noite de ontem para o Palmeiras, no estádio Parque Antarctica, por 3 a 0.

Apesar do tropeço, a equipe baiana não caiu na tabela de classificação. Com 29 pontos conquistados, continua no 5º lugar. A sorte é que o São Paulo, 4° colocado, também perdeu na rodada e a distância para o G-4 continua sendo de apenas um ponto. Por outro lado, Coritiba, Botafogo e Sport venceram nesta rodada e se aproximaram ainda mais.

Com um gramado encharcado, o Palmeiras se aproveitou das bolas aéreas para abrir vantagem. Se por baixo não tinha jeito, foi de cabeça que o chileno Valdívia abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo e Alex Mineiro ampliou aos cinco minutos da segunda etapa.

Sem conseguir aproveitar as oportunidades criadas, o Vitória levou o terceiro gol em uma jogada individual de Sandro Silva. Aos 35 minutos do segundo tempo, o volante passou por toda a zaga do Vitória e chutou na saída do goleiro Viáfara.
Proposta

O técnico Vágner Mancini recebeu ontem proposta do Atlético Paranaense. A imprensa paulista já dava como certa a saída do treinador, que teria recebido uma proposta “irrecusável”, e a possível contratação de Alexandre “Gallo” pelo Vitória. Mancini negou qualque negociação.

Caso continue no Vitória até o domingo, o treinador não poderá contar com o volante Vanderson. Ontem, o jogador recebeu o terceiro cartão amarelo e vai cumprir a suspensão automática.

Jeitinho baiano a favor dos cariocas

O velho e conhecido jeitinho baiano está ajudando um carioca nesta Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de escalar irregularmente o atacante Vandinho no último domingo, o Flamengo está contando com a ajuda do baiano Virgílio Elísio, diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

O atacante Vandinho não poderia jogar no último final de semana pelo Avaí, seu antigo clube, por ter recebido o terceiro cartão amarelo. No entanto, se transferiu para o Flamengo e estreou sem qualquer problema contra o Cruzeiro, marcando inclusive um gol para os cariocas.

O atual presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, percebeu o erro da equipe carioca e enviou um comunicado pedindo que o clube fosse levado ao Tribunal. Rodrigues se baseou no Regulamento Geral das Competições, que no Artigo 32 diz que em caso de transferência, o jogador leva consigo os cartões que por ventura tenha recebido.

Para não permitir que o Flamengo seja sequer julgado, o diretor técnico da CBF justificou a liberação do atleta com uma Resolução de Diretoria de 2004.

Outra justificativa que poderá ser usada pelo Flamengo é a falta de clareza nos documentos da CBF. No mesmo artigo que está sendo usado para acusar o clube, pode estar sua defesa. O parágrafo 3° do Artigo 32 diz que “nos casos em que um atleta seja transferido de um clube para outro, de séries diferentes, serão levadas pelo atleta as punições aplicadas pelo STJD, pendentes de cumprimento”. Ou seja, Vandinho só estaria impos-sibilitado de jogar se tivesse sido julgado anteriormente. Com informações da Tribuna da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário