Vitória humilha o Botafogo e pula para o 2º lugar

A torcida atendeu o apelo da diretoria, lotou o Barradão e o time não decepcionou. Com um show do novato Marquinhos e três gols do veterano Ramon, o Vitória goleou o Botafogo por 5 a 2 na noite desta quarta-feira diante de mais de 26 mil pagantes.

Com o resultado, o campeão baiano conquistou seu quarto triunfo consecutivo no Campeonato Brasileiro e, com 20 pontos, manteve-se na zona de classificação da Taça Libertadores. Já a equipe alvinegra segue sem pontuar fora de casa e soma apenas 11 pontos, dois acima da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada o Vitória enfrenta o Fluminense, sábado, no maracanã. Já o Botafogo enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, no dia seguinte.

Em noite inspirada, o Vitória utilizou a velocidade e a precisão nos passe para envolver o time do Botafogo que expôs as deficiências no setor defensivo. Apesar de não ter marcado nenhum gol, o atacante Marquinho deu muito trabalho à defesa adversária e de seus passes nasceram as jogadas que terminaram em gols. Ramon marcou três vezes e Marcelo Cordeiro duas.

O Botafogo chegou primeiro ao gol adversário, mas sem perigo. O Vitória respondeu logo em seguida aos 2 min em cobrança de falta de Ramon, que a zaga alvinegra conseguiu afastar. A primeira chance real de gol do jogo surgiu aos 5 min em jogada de Willians pela direita, ele driblou o zagueiro Zé Carlos e cruzou para o atacante Marquinhos chutar – livre dentro da área – por cima do gol.

Marquinhos foi puxado dentro da área pelo zagueiro Ferrero e o árbitro marcou pênalti, depois do auxiliar avisá-lo sobre a infração no lance. Aos 11 min, O meia Ramon cobrou e abriu o placar para o Vitória. O Vitória mal comemorou o primeiro gol e dois minutos depois Marquinhos fez um belo passe para Ramon tocar na saída de Castillo e assinalou o segundo dele na partida, 2 a 0 para o Vitória. Ramon agora tem quatro gols na competição.

O Vitória continuou melhor em campo e aos 21 min coloca uma bola na trave com Marquinhos. Mas aos 25 min, Jorge Henrique foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti sob forte questionamento dos jogadores do Vitória. Lúcio Flávio bateu e diminuiu o placar para o Botafogo. O time rubro-negro não se intimidou e continuou partindo para o ataque e aos 29 min, Marquinhos quase acerta um chute de bicicleta no ângulo da meta botafoguense.

Aos 34 min Vanderson roubou uma bola no meio-de-campo, tocou para Marquinhos que lançou primorosamente para o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro penetrar na área e chutar forte no fundo das redes de Castillo, marcando o terceiro gol do Vitória. O Vitória estava num ritmo frenético e aos 44 min Ferrero cometeu mais uma penalidade, dessa vez em cima de Vanderson. Ramon, o cobrador oficial, bateu no meio e assinalou o quarto gol do Vitória. Foi o quinto gol do meia no campeonato.

O Vitória estava realmente numa noite brilhante. Logo aos 3 min, em jogada de contra- ataque, Dinei tocou para Willians avançar pela esquerda e tocar na penetração de Marcelo Cordeiro que preferiu chutar à cruzar a bola acertou o ângulo. Foi segundo gol do jogador na partida e o quinto gol da equipe rubro-negra, goleada no Barradão. Após sofrer o quinto gol, o time do Botafogo se perdeu completamente em campo.

Aos 17 min o Botafogo perdeu uma grande chance de diminuir com Diguinho que cabeceou livre por cima do gol de Viáfara. O Vitória respondia também no contra-atque. Mas o time carioca chegou bem novamente aos 20 min com um chute forte de Lúcio Flávio que exigiu boa defesa de Viáfara. Dois minutos depois, o Vitória desperdiçou uma bola no meio-de-campo que originou segundo gol do Botafogo marcado por Wellington Paulista.

O Vitória arrefeceu a marcação e o Botafogo cresceu na partida após o segundo gol. Mas a equipe alvinegra não conseguiu diminuir ainda mais o placar e terminou a partida tendo que suportar os gritos de olé da torcida rubro-negra.

VÍTÓRIA
Viáfara; Carlos Alberto (Rafael), Wallace, Thiago Gomes e Marcelo Cordeiro (Jackson); Vanderson, Renan, Willans e Ramon Menezes (Ricardinho); Dinei e Marquinhos.
Técnico: Vágner Mancini

Botafogo
Castillo; Renato Silva, André Luis (Triguinho) e Ferrero; Alessandro (Thiaguinho), Diguinho (Lucas), Lúcio Flávio, Leandro Guerreiro e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Técnico: Geninho

Data: 09/07/2008
Local: Barradão, em Salvador
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Ezequiel Barbosa Alves (MS).
Público: 26.560 pagantes
Renda: R$ 328.859,50
Cartões amarelos: André Luis, Ferrero, Leandro Guerreiro, Thiaguinho, Ramon MenezesResultados da quarta-feira da série B

Internacional 1 x 0 Goiás
Coritiba 4 x 0 Portuguesa
Nautico 2 x 1 São Paulo
Santos 1 x 1 Grêmio
Fluminense 3 x 0 Atlético-PR
Atletico MG 1 x 1 Flamengo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário