Conselho convocado, Marcelo Ramos apresentado

Pouco mais de um mês depois do acordo fechado com a oposição, a diretoria do Bahia divulgou ontem em seu site oficial e publica hoje nos jornais da cidade o edital de convocação do Conselho Deliberativo do clube. A reunião foi marcada para o dia 21 deste mês, próxima segunda-feira, na sede de praia do clube, na Boca do Rio, com primeira convocação às 18 horas. O objetivo será “apreciar a proposta de alteração no Estatuto Social do Clube”.

O que o Conselho vai decidir, na verdade, é quando serão realizadas as eleições diretas no Bahia. A vontade do atual presidente do clube, Petrônio Barradas, é de que o sócio possa participar diretamente da escolha da diretoria do clube somente em 2011. Assim, as eleições deste ano ainda seriam indiretas. Já a oposição, propôs no acordo, fechado em 12 de junho, a prorrogação do mandato para 2009, quando seriam realizadas as eleições diretas.

Caberá ao Conselho aprovar também a eleição, em chapa única, de presidente e vice-presidente, e alteração do Estatuto a fim de que os membros do Conselho Deliberativo, a serem eleitos a partir de janeiro de 2009, para mandato de três anos, sejam de forma proporcional à vontade de cada chapa inscrita, desde que obtenham o percentual mínimo de 20%, na proporção da votação recebida.

Os pontos inseridos no acordo não eram o desejo da oposição. No dia 11 de junho, quase 100 torcedores da torcida organizada Bamor invadiram o Fazendão com o slogan: “Chega de incompetência. Acabou a minha paciência”. Os torcedores ficaram no CT do clube, em Itinga, por todo o dia e afirmaram que só retornariam para suas casas quando a atual diretoria do clube aceitasse eleições diretas ainda este ano.

Depois da adesão de membros da oposição ao movimento e de várias rodadas de negociação com a diretoria do clube, o acordo foi fechado. Além das mudanças no Estatuto que serão colocadas em votação na próxima semana, ele prevê também a criação do Título de Sócio Contribuinte, sem taxa de adesão “jóia” e com mensalidade fixada em R$ 20.

Pelo Bahia, assinaram o acordo?? que pode mudar a história do clube o presidente, Petrônio Barradas, o vice-presidente financeiro, Marco Costa e o vice-presidente administrativo, Marcus Souza. Pela oposição o conselheiro do clube Ademir Ismerim, o presidente da Bamor, Jorge Santana, o presidente da Povão, Rosalvo Castro, e Jorge Pires.

Marcelo Ramos será a novidade no Fazendão

Quatorze anos depois, o atacante Marcelo Ramos está de volta ao Fazendão. Contratado pelo Bahia na última quinta-feira, o sexto maior artilheiro do clube será apresentado hoje e já inicia os trabalhos com o técnico Arturzinho.

A chegada de Marcelo a Salvador estava prevista para a madrugada de hoje. O jogador demorou para se apresentar ao clube por estar resolvendo os últimos detalhes de sua transferência em Curitiba.

Como vinha treinando normalmente no Atlético Paranaense, o atacante pode fazer sua estréia já no sábado, quando o Bahia enfrenta o líder invicto da Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians, no Pacaembu. Isso porque o Charles, que vinha sendo titular, está sentindo uma entorse no joelho e deve ser vetado pelo departamento médico.

E os problemas de Arturzinho podem aumentar. Além de já não poder contar com os zagueiros Cléber Carioca e Alison, o lateral Ávine e os volantes Emerson Cris e Fausto, o treinador pode ter mais uma preocupação. O atacante Galvão, artilheiro do time na Série B, não treinou ontem reclamando de dores musculares.

No primeiro coletivo da semana, Arturzinho deu algumas pistas de como deve escalar o time. A equipe titular foi formada com Darci; Fábio, Padovani, Marcone e Adilson; Rogério, Luciano Ferreira, Rafael e Elias; Paulo Roberto e Juca. Com informações da Tribuna da Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário