O que mudou em seis meses?

Questão de coerência: o que mudou em seis meses? Que fato significante pode ter alterado radicalmente a decisão tomada em 3 de dezembro de 2007, de dispensar o treinador do acesso cinco dias depois do retorno à Série B? Espaço aberto para a diretoria do Bahia, procurada insistentemente para responder à questão, mas trancada em reunião estendida por tarde e noite de ontem.

Celulares desligados, apenas Arturzinho respondeu. “Acredito que, por tudo o que passamos na Série C, não precisavam ter aquela atitude. Poderíamos ter continuado o trabalho. Fica comprovado agora que a questão não era financeira”, defendeu-se o novo-velho comandante tricolor, substituto de Paulo Comelli, comunicado, por telefone, de sua demissão na manhã de ontem.

Clara referência ao episódio de sua saída do clube, quando a imprensa chegou a revelar proposta salarial e prêmios por produtividade, algo em torno de R$50 mil mensais e outros R$500 mil em caso de acesso à elite, aluguel de casa e carro. O Bahia sequer fez contraproposta. Simplesmente anunciou desinteresse. A entrevista o Correio da Bahia, dia 4 de dezembro, teve tom de desabafo.

O discurso atual é conciliatório. “Divulgar valores foi uma falta de ética. Alguém sabe quanto ganha o Vadão no Vitória? Isso não pode ser divulgado. E outra: eles me ofereceram essa mesma premiação no início do ano. Teve prêmio até para ser vice-campeão baiano”, alardeou, sem deixar de complementar. “Não quero mais ser bombeiro. Não quero mais apagar incêndio de ninguém, porque no final acabo queimado”, bombardeou Arturzinho. O discurso atual é conciliatório.

O técnico enumerou quatro fatores que pesaram no seu retorno: possibilidade de ascensão, do time e particular; proposta salarial; reconhecimento – tardio – do trabalho desempenhado ano passado; e a chance de voltar a Salvador. Assegurou que a conversa foi rápida. Telefonema pela manhã e o embarque no início da tarde. Enquanto vinha, o antecessor passou no Fazendão para tratar pendências.

Não será fácil

Arturzinho afirmou que, mesmo com o torneio da Série B ainda no início, não será fácil reabilitar a equipe para, além de escapar de um possível rebaixamento para a Série C, brigar por um acesso à elite do futebol brasileiro. O treinador afirmou que só a união entre todos os segmentos do clube, desde a diretoria até os torcedores, poderá levar o time ao sucesso do projeto na temporada.“Todos serão mantidos”

O treinador assegurou também que não pedirá nenhuma dispensa dos jogadores que compõem o atual elenco tricolor. “Todos serão mantidos. Se trouxer, vai chegar para somar, e não para diminuir”. Arturzinho convocou também os torcedores do Bahia a voltarem a freqüentar os estádios para dar força ao time.

“Tomara que o torcedor entenda que a participação dele fundamental para a situação do Bahia. Ele tem que voltar a prestigiar os jogos, independente de eles serem em Feira de Santana ou Camaçari”. O elenco foi apresentado ao novo técnico, que já comandou as atividades no Fazendão na tarde desta terça.

Primeiro coletivo

No primeiro coletivo o goleiro Darci, que pediu para deixar o clube no ano passado, incomodado em ser reserva de Paulo Musse, foi mantido na equipe titular no treino.

“Não teve problema algum. Ele que não quis trabalhar. Se eu guardasse mágoa, eu não estaria aqui”, disse Arturzinho. O arqueiro colaborou com o discurso do professor. “Isso ficou no passado e eu quero colocar uma pedra em cima”, disse. Se a volta do antigo comandante pode ter causado calafrios no goleiro, deve ter sido comemorada por outros jogadores como o volante Emerson Cris, que ganhou o colete de titular.
Homem de confiança
Emerson Cris homem de confiança de Artur na Série C do ano passado, formou o meio de campo ao lado de Fausto, Elias e mais uma novidade, o garoto Ananias. O zagueiro Cléber Carioca barrou Padovani. Galvão e Cazarine foram mantidos. Alison e Marcone continuaram de fora. O primeiro fez um treino físico, enquanto Marcone faria exames em decorrência de uma contusão no tornozelo direito. Outro que ficou de fora foi o volante Totó, com uma lesão na coxa. Informações do Correio da Bahia/A tarde/Adaptados
Resultados da terça-feira da série B
Brasiliense 2 x 2 São CaetanoBragantino 3 x 2 CRBSanto André 2 x 2 Marília

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário