Estou satisfeito com a pontuação, diz Arturzinho

O índice de insatisfação do torcedor pode ser medido na mesa de bar, no bate-papo informal, nas comunidades do Orkut. Três partidas sem vitórias, modestíssimo 15o lugar, único ponto acima do descenso à Série C. Os elementos acenderiam qualquer sinal de alerta, mas o discurso de Arturzinho contraria o prognóstico.

“Estou satisfeito com a pontuação dos últimos quatro jogos. Só tivemos o Paraná em casa e as coisas acontecerão gradativamente. São cinco pontos, o que significa em termos práticos que vencemos uma em casa e empatamos duas fora. Se continuarmos com esse percentual, a tendência é nos classificarmos”, analisou. O cálculo, claro, envolve 100% de aproveitamento do Bahia como mandante, independente de ida ao Barradão ou a manutenção no Jóia da Princesa.

Assim, com os 57 pontos somados nas 19 rodadas em seus domínios, pontinho conquistado longe do estado asseguraria número suficiente para ratificar vaga na Série A. Resta “convencer” o time a vencer em Feira de Santana até a conclusão da reforma de Pituaçu (ver página 12). Na Série B, o clube acumula derrota para o Barueri (1×0) e empates com Fortaleza (1×1) e Paraná (0x0).

Problema a ser corrigido logo, pois o Bahia enfrenta Avaí (4/7) e ABC (8/7), a princípio, na Princesinha do Sertão. Com os resultados, Arturzinho acredita ter a realidade. “Na 10ª rodada, teremos cinco jogos em casa e cinco fora”.

A meta foi estabelecida: estar entre os seis primeiros colocados até o final do primeiro turno. No returno, a carta na manga é a balança pendente para o número de jogos em casa (dez dos 19). Tudo organizado na calculadora, resta transformar a projeção em realidade.

O nome do veterano Euller voltou à pauta depois do atacante revelar proposta e dizer não ter acertado renovação com o América-MG. Os mineiros oferecem contrato de três anos e o “filho do vento” teria pedido ao Bahia vínculo de um ano e meio para deixar Belo Horizonte. “Se houver essa possibilidade, me agrada muito”. Outro atacante é Luiz Mário, ex-Corinthians e Grêmio, e liberado pelo Paysandu. A transação é intermediada pelo ex-jogador e deputado federal Vandick, ex-Bahia. A dupla se encaixa no perfil desejado pelo técnico. “Precisamos de atletas experientes, jogador-solução. Não para compor elenco”.
Bahia vence Vitória e faz grande final contra o Santos
Na noite deste sábado, o time júnior do Bahia, formado por atletas sub-18, venceu o arqui-rival Vitória por 2 x 1 e garantiu vaga na final da Porto Seguro Cup, competição que está reunindo tradicionais equipes do futebol mundial.

Os gols tricolores foram marcados por Douglas Pará, aos 32 minutos do 1º tempo e Roberto, e aos 38 do 2º.

O time comandado pelo técnico José Carlos Queiroz jogou com: Waldson, Felipe, Thiago, Valença e Vladimir; Arlisson, Everton, Silas(Roberto) e Vander (Josildo); Douglas(Rafael) e Luan Carlos.

Neste domingo, Bahia e Santos fazem a grande final, às 12h:00, no Estádio Toca de Guaiamum. A partida será transmitida pela Sportv.

Luís Mário, ex-Corinthians interessa ao Bahia

O ex-atacante do Corinthians e do Botafogo-RJ, Luís Mário, atualmente defendendo o Paysandu, foi indicado ao Bahia, especificamente ao técnico Arturzinho, que se animou com o possível reforço. O diretor de Futebol do tricolor, Ruy Acioly, manteve contatos e aguarda resposta do atleta que também declarou ter recebido convite do Criciúma. Aos 31 anos de idade, Luís Mário está no seu estado Natal, Pará e só pretende sair com uma proposta dentro das suas expectativas.

Recentemente o atacante recebeu proposta do Paraná Clube, mas rejeitou segundo ele em respeito ao grupo de torcedores que hoje paga seus salários. Os valores são quitados sem atrasos pelo grupo Juventude Bicolor. Luís Mário também atuou pelo Gremio, Coritiba e no exterior, Suíça e Portugal. Conclusão de Pituaçu fica para setembro

A esperança de ter uma casa “própria” já no mês de julho morreu para o Bahia. Também pudera. Nem a possibilidade de abrir o estádio antes da conclusão de toda a obra, para facilitar o caminho tricolor na Série B, é mais plausível. As arquibancadas estão prontas, a previsão para os vestiários é de um mês, mas o gramado ainda não foi colocado. A grama chegará em tapetes, no ponto para ser colocada sobre o piso, mas requer um período de acomodação de cerca de 60 dias. O Criciúma, em jogo recente contra o Bahia, experimentou o campo antes da acomodação e o resultado foi terra voando para os lados a cada chute.

O governador Jaques Wagner reviu sua perspectiva otimista, que datou a entrega do estádio para o final de julho, em entrevista à Rádio Sociedade na semana passada. Ontem, durante entrevista à Rádio Excelsior, reconheceu que o estádio só estará pronto em setembro. “Infelizmente, nós pegamos uma greve, que é direito do trabalhador, e uma temporada de chuva intensa, e realmente a promessa é para o mês de setembro, contra a minha vontade”, frisou. A promessa inicial foi concluir até julho, seis meses após o anúncio, dia 21 de janeiro, de investimento de R$22 milhões para as obras – o custo deve aumentar.

O engenheiro Toufic Khoury, da NM Construtora, uma das cinco empresas responsáveis pela reforma do estádio, alerta que as chuvas podem atrasar ainda mais o andamento da obra. “Quando a terra está muito molhada, você tem que jogá-la fora ou esperar secar bem”. Segundo ele, o tempo para poder voltar a trabalhar na referida terra é de três dias. “Setembro é a data certa”, garante. Se não chover, claro.

A WB Construções e Montagens Ltda, responsável pela implantação da grama em Pituaçu, não foi localizada para informar quando será feita a colocação dos tapetes.

Jóia da Princesa é a única certeza do Bahia

A única possibilidade concreta de mando de campo para o Bahia é a manutenção do Estádio Jóia da Princesa, até a conclusão das obras no Estádio de Pituaçu. O presidente do Vitória S/A e do EC Vitória, Jorge Sampaio e Alexi Portela Júnior, revelaram que pensando como torcedores, eles não alugariam o Barradão ao Bahia. Representantes de torcidas organizadas estão inclusos na reunião entre os membros da diretoria do Vitória que decidirão se aceitam o pedido do rival.

Final de julho é a previsão do governador Jaques Wagner para o encerramento das obras em Pituaçu. No entanto, este é um período do ano que chove bastante em Salvador e não se sabe se as chuvas podem atrasar as obras mais uma vez. A previsão da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (CONDER) para meados de setembro parece ser a mais realista.

Se no final de julho as obras ficarem prontas, o Bahia faria mais quatro partidas em Feira: além do Avaí, na próxima terça-feira, terá o ABC (8/7), São Caetano (22/7) e Bragantino (25/7). Mas se meados de setembro for realmente o prazo de entrega, o time tricolor realiza ainda mais cinco partidas no Jóia: Ponte-Preta (5/8), Gama (15/8), América-RN (26/8), Santo André (30/8) e Criciúma (13/9).

Enquanto não sai uma definição, os jogadores treinam no Fazendão para vencer a primeira partida como mandante na Série B. Nesta sexta-feira à tarde, Arturzinho começa a trabalhar para corrigir os erros da derrota para o Juventude. O único jogador no departamento médico é o lateral esquerdo Adílson, que sofreu uma pancada no pé esquerdo. Elias e Luciano Baiano estão à disposição do treinador após cumprirem suspensão automática

Sem trégua, torcida do Vitória vai protestar contra aluguel

Não demorou para a torcida do Vitória se manifestar contra um possível aluguel do Barradão para o Bahia mandar suas partidas na Série B de 2008. Corre nas comunidades virtuais pela internet do Leão a organização de um movimento de protesto contra o pedido do maior rival logo após o jogo deste domingo, contra o Goiás, no Barradão. A torcida, além de levar cartazes e faixas às arquibancadas, pretende também, pacificamente, atravessar os portões da concentração e descer a ladeira que contorna o estádio e dá acesso aos vestiários do Barradão. Os rubro-negros já haviam rechaçado anteriormente a possibilidade de cessão do estádio ao Tricolor durante o Campeonato Baiano através de uma votação, na qual 90% da torcida foi contra o acordo. Informações pela ordem: Correio da Bahia/UOL/Bahia Noticias/Márcio MartinsResultados da série B da sexta-feira ( 27/06)Vila Nova 2 x 0 CriciúmaAmérica-RN 3 x 2 Paraná

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário