Conquista não depende de ninguém!

A reação compulsória do Conquista após o triunfo do Vitória sobre o Bahia manteve a possibilidade de novidade à vista no campeonato. E premiou o time do Sudoeste com a única certeza desta fase final.

O caçula do interior é único time que pode ignorar os resultados da concorrência para ganhar o Troféu Lourival Dias Lima Filho. Basta passar o rodo no Vitória nesta quinta-feira, 1, e no Bahia, domingo, 4, embora tenha dois pontos a menos que os times de Salvador.

Com cinco pontos ganhos, e confirmada a hipótese, o Conquista chegará a 11 pontos enquanto Bahia e Vitória, ambos com sete pontos, só chegarão 10 pontos, caso tirem uma lasquinha do Itabuna.

Mas não será fácil. O Conquista vem de uma derrota fora de casa para os itabunenses. Nesta quinta joga com apoio da torcida, mas terá pela frente um Vitória remotivado, cheio de fôlego e ambição na conquista do bicampeonato.

Para o Leão, liderando a fase porque marcou quatro gols a mais que o Bahia, vencer nesta quinta e o Itabuna domingo, em casa, apenas não basta. É obrigado a folgar ao máximo para se proteger contra o assédio do tricolor.

Este, por sua vez, necessita também ganhar a dupla interiorana e se concentrar em superar o arqui-rival nos critérios de desempate da competição para se precaver contra um duplo sucesso do rubro-negro.

Já o Itabuna, possuidor de três pontos, para ser campeão implora ao Deus Cacau para vencer Bahia e Vitória e que ocorram empates nas outras partidas. Nesse caso, os grapiúnas terminariam com nove pontos, Bahia e Vitória com oito e Conquista com sete.

SORTEIO – Mas a fórmula de disputa concebida para o Baiano deste ano pode determinar um desfecho frustrante para o torcedor: um sorteio para decidir quem ficará com a taça.

Está no regulamento que o derradeiro critério de desempate será o cara ou coroa na segunda-feira à tarde, na sede da Federação Baiana de Futebol (FBF), caso dois times terminem em primeiro e empatados em tudo.

Mas antes de recorrer ao malogrado artifício do sorteio, será levado em consideração os seguintes critérios tomando por base somente a fase decisiva da competição: a) Maior número de vitórias; b) Maior saldo de gols; c) Maior número de gols marcados; d) Maior número de pontos ganhos no confronto direto; e) Maior saldo de gols no confronto direto.

Difícil? nem tanto na terra de situações inusitadas. Nesse momento, o Vitória está na ponta da tabela simplesmente por haver marcado quatro gols a mais que o Bahia (10 a 6).

O presidente Ednaldo Rodrigues, da FBF, evita admitir que a possibilidade possa se tornar real, admitindo propor alterações no regulamento para apreciação do próximo Conselho Arbitral da Primeira Divisão.

As duas mais contundentes: a fase final seria um quadrangular mata-mata e decisão em jogos de ida e volta como em São Paulo; bonificar para a fase final o primeiro colocado na fase de classificação.

TAÇA DUPLA – Outro furo que o regulamento do campeonato proporcionaria foi corrigido a tempo; a FBF mandou confeccionar outra taça (à da foto ao lado), que está exposta no Palácio do Esportes.

No domingo, a entidade mandará um troféu para o Barradão, onde jogarão Vitória x Itabuna, e outra taça para o Estádio Armando Oliveira, em Camaçari. Uma delas será recolhida.

Aos capitães da equipe uma sugestão: pratiquem bastante o levantamento de peso porque a taça pesa 45 quilos.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário