Náutico é o primeiro líder nordestino na era dos pontos corridos

Pela primeira vez na era dos pontos corridos, disputada desde 2003, um time do Nordeste lidera o Campeonato Brasileiro. Com a vitória sobre o Fluminense do último domingo, o Náutico chegou aos seis pontos e terminou a segunda rodada na ponta da tabela.

A equipe alvirrubra está igualada ao Cruzeiro com 100% de aproveitamento até agora, mas tem mais gols que o clube mineiro (quatro contra três) e por isso está no primeiro lugar.

Além do Náutico, as outras equipes do Nordeste que estão na disputa da Série A em 2008 são Vitória e Sport. A região chegou a ter apenas um representante durante os nacionais de 2004 e 2005. Porém, desde então os clubes têm melhorado sua participação no Brasileiro.

Em 2003, Fortaleza e Bahia não passaram da 15ª posição e terminaram rebaixados nos 23º e 24º lugares. Já no ano seguinte, o Vitória começou muito bem, chegou a ser segundo colocado na quinta rodada (após golear o Flamengo por 5 a 1, no Barradão), mas entrou em declínio no fim do turno e acabou rebaixado.

De volta à Série A, o Fortaleza teve desempenho regular em 2005 e terminou o campeonato na 13ª posição. No Nacional seguinte, o Tricolor cearense foi pior e caiu para a segunda divisão junto com o Santa Cruz, que ficou desde a 17ª rodada na lanterna e não saiu mais de lá.

No ano passado, a competição contou com três clubes nordestinos. Náutico e Sport encerram o torneio em 15º e 14º lugares respectivamente. O América-RN, por sua vez, não saiu da última colocação desde a 15ª rodada.

Apesar de ser o primeiro líder nordestino dos pontos corridos, o Náutico não pode ser visto como favorito para faturar o torneio se depender do retrospecto dos últimos anos. Isso porque, de 2003 para cá, nenhum dos times que liderou a competição na segunda rodada conseguiu conquistar o título.

De todos os campeões brasileiros nesta forma de disputa, o Santos, em 2004, foi o que teve melhores resultados depois de duas partidas. O time então comandado por Vanderlei Luxemburgo encerrou a segunda rodada atrás somente do Palmeiras.

Já o clube entre os campeões dos pontos corridos que apresentou pior desempenho após duas rodadas foi o Corinthians em 2005. No ano de seu tetracampeonato nacional, a equipe alvinegra teve desempenho muito ruim nos dois primeiros jogos, com um empate e uma derrota, suficientes para deixar o time no 17º lugar. Informações do UOL

Melhores momentos de Fluminense 0 x 2 Náutico aqui
Outros jogos da 2º rodadaAtlético 1 x 1 São Paulo aqui – Lances do jogo aqui
Palmeira 2 x 1 Internacional aqui – Lances do jogo aqui
Figueirense 2 x 1 Coritiba aqui – Lances do jogo aqui
Grêmio 0 x 0 Flamengo aqui – Lances do jogo aqui
Santos 4 x 0 Ipatinga aqui – Lances do jogo aqui
Goáis 1 x 1 Atlético (MG) aqui – Lances do jogo aquiClassificação após a 2ºrodada – Clique na tabela para ampliar


Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário