FBF transfere aos clubes a culpa por injustiça na regras do Baianão

O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, transferiu aos clubes baianos a responsabilidade pela fórmula de disputa do Campeonato Baiano.

O dirigente confirmou que, em 2009, a nova fórmula concederá um ponto extra no quadrangular decisivo à equipe que terminar a primeira fase na liderança, a fim de evitar que se repita o problema ocorrido neste ano, quando Bahia e Vitória empataram no quadrangular final em pontos, número de vitórias e saldo de gols, mas o rubro-negro acabou com título no número de gols marcados no quadrangular, mesmo tendo terminado a primeira fase oito pontos atrás do Bahia.

Para Rodrigues, os clubes foram medrosos ao não aceitarem dar a vantagem ao líder da etapa classificatória, algo que já tinha sido sugerido pela FBF no início do ano, e merecem a culpa pela fórmula eleita.

“Houve a proposta de fazer o campeonato desta maneira no início do ano, mas os times negaram. Nenhum dos clubes acreditou que poderia ser o primeiro da tabela. Só pensaram que não poderiam conceder vantagens aos adversários”, disparou.

Inconformado com a perda do título que não conquista desde 2001, o Bahia fez pressão e conseguiu a garantia da mudança das regras do quadrangular no ano que vem. A competição em sistema de pontos corridos para eleger os quatro clubes que decidirão o campeão em um quadrangular final será mantida em 2009 por força do Estatuto do Torcedor.

Ednaldo Rodrigues informou também que o conselho da instituição voltará a se reunir no mês de outubro para discutir a fórmula de disputa da competição em 2009, e que novos ajustes para refinar as regras podem acontecer, o que não mudará a essência da direção do campeonato. Essas informações são do UOL

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário