Contra fatos não há argumentos, há!

Assim não dá pra entender mesmo. Ainda agora ouço elogios rasgados para o time rubro negro, nota-se uma satisfação incontida dos analistas baianos pelo “belo” futebol praticado pelo Vitória. Impressionante, por exemplo, as machetes dos jornais daqui de Salvador, refletem todos eles uma esperança enorme em cima do time de Canabrava, enquanto que ao tricolor, um desânimo geral. Porque será? O que realmente está acontecendo? Sinceramente não dá mesmo pra entender, pior, tem muito torcedor entrando nessa onda e mesmo o Bahia iniciando a Série B com quatro pontos dos seis disputados, um aproveitamento médio de 66%, ninguém está acreditando que vai dar pra subir.

Certo que depois de estar perdendo de dois para o Cruzeiro no primeiro tempo, voltasse o Vitória jogando bem melhor, jogava no seu habitat natural, reagindo no segundo tempo e apresentando um futebol um pouco melhor do esperado, afinal pra quem estar perdido todo mato é caminho como se dizem por aí, ou seja, uma vez perdendo de dois, tinha mesmo o rubro negro que partir pra cima e pressionado o time cruzeirense, até porque tiveram os mineiro um jogador expulso. Na oportunidade o Vitória lutou bastante mas não reverteu a situação e ficou mesmo na derrota, mas isso lhe trouxe um bônus extra, foi aplaudido de pé por sua torcida incentivada por uma mídia satisfeita com o rubro negro, apesar da derrota. Inédito!

Enquanto isso, enfrentava o Bahia em Feira de Santana, com o estádio vazio, o time do Fortaleza atual campeão Cearense. Tomou o tricolor o primeiro gol depois de ter inclusive perdido um penalte, mas reagiu a tempo e conseguiu o empate, sorte que as arquibancadas estavam vazia, estivessem lá sua imensa torcida, uma vaia esmagadora seria a recepção para iniciar a Série B, mas mesmo não sofrendo as vaias certas, foi enxovalhado durante a semana toda.

Veio a segunda rodada do campeonato brasileiro e dessa vez nossos representantes foram jogar fora do seus domínios, o Vitória enfrentando o agora todo poderoso Sport de Recife e o Bahia enfrentando o América de Natal egresso da Série A e sem tanto lobbie assim.

Dessa vez o Vitória não perdeu, jogou contra um time cansado e focado numa outra competição, ainda assim tomou os baianos o maior sufoco tendo o seu goleiro, o colombiano Viafara se destacado como o melhor jogador em campo, fato que por si só já demonstra quem mandou no jogo, o Sport é claro. Mas, nem por isso se abateu sobre o time de Canabrava o desanimo, nossa imprensa continua toda empolgada com a apresentação do rubro negro e a torcida também.

Já o Bahia, foi a Natal e abateu o ameriquinha pelo placar mínimo, vitória que lhe garantiu os três pontos necessários para suprir a deficiência do primeiro jogo, mas nem por isso o enxovalhamento diminuiu, as matérias são desanimadoras e pelo parecer de nossa imprensa, corre o Bahia a possibilidade de não emplacar nesta competição, podendo até, pelo parecer de alguns mais precipitados retornar a Série C.

A imprensa forma opinião, disso não se tem a menor dúvida, mas ela, a imprensa, não pode direcionar uma situação ou mesmo encobrir uma outra eternamente. Sabe-se que os fatos tem prioridade, como dizem, contra fatos não há argumento, isso é uma verdade irrefreável, queiram ou não a mídia. Ou ela fica atenta para se enquadrar no momento justo ou pode seu instrumento (jornal, tv ou rádio) ficar desacreditado.

De qualquer forma o tempo é o senhor da razão e logo, logo saberemos quem realmente tem farinha no saco, se Bahia ou Vitória ou mesmo nenhum dos dois. Já nesta terceira rodada pode-se ter uma idéia mais exata. Se o Bahia voltar a vencer ou mesmo empatar com o Santo André em São Paulo, com certeza tudo muda e o discurso de ganhou mas não convenceu vai perdendo força, ressaloando-se o lado mais positivo da equipe, o seu padrão de jogo. Perdendo vai continuar na berlinda.

Já pelo lado do Vitória, uma cartada decisiva vai ser jogada, se perder ou mesmo empatar com o Figueirense nos seus domínios, vai ficar muito difícil sustentar o discurso de um time que promete como dizem por aí. Vencendo será ovacionado pelos esperançosos rubro negros.

Sinceramente eu não esperava que tão cedo, já no comecinho deste campeonato brasileiro das Séries A e B, já tivesse desfecho tão decisivo para os baianos como parece vai estar nossa situação no próximo domingo quando se encerra a terceira rodada. Podemos aí, por conta de nossa peculiar desesperanças, ou muitos regozijados ou muito decepcionados, todos ou uma parte de nós.
Rui Carvalho

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário