Ritmo intenso nas obras de Pituaçu garante cronograma

As obras de ampliação e reforma do Estádio Pituaçu foram retomadas após a greve do Sindicato de Construção Pesada (Sintepav). Para garantir a inauguração do estádio em agosto – como foi previamente estabelecido – o Estado planeja intensificar o trabalho.

“Estamos trabalhando em ritmo intenso. Como o sistema de refletores já foi ligado, o pessoal trabalha até às 22h. Se houver necessidade vamos aumentar a equipe e trabalhar 24 horas”, disse Maria Del Carmen, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). Ela acompanhou o governador Jaques Wagner na visita às obras na manhã de sexta-feira (11)

Del Carmen afirmou que, não havendo mais greves e chuvas fortes, o cronograma vai ser cumprido à risca. Duas paralisações e a chuva deixaram as obras, iniciadas em fevereiro, paradas por 35 dias. Responsável pela supervisão do empreendimento, a Conder calculou que toda intervenção seria feita em 180 dias e pretende compensar o atraso com a ampliação da carga horária.

Cinco empresas trabalham em diversas frentes: concretagem das arquibancadas, drenagem do campo, fundações dos vestiários, reforma das tribunas de honra e de imprensa, acessos internos e urbanização do entorno, que contará com praça e estacionamento.

Durante a visita, Wagner destacou que, além de estar fazendo uma obra dentro de alto padrão de qualidade, o governo está cuidando de toda infra-estrutura do entorno. “Vamos duplicar as vias de acesso, garantir estacionamento e estamos estudando a implantação de um viaduto na área. Além de um estádio, Salvador está ganhando obras importantes no sistema viário”, disse o governador.

As obras incluem o alargamento da pista, com uma nova faixa na Avenida Pinto de Aguiar (onde se localiza o estádio), a criação de um acesso pela Paralela nas proximidades do Viaduto Dona Canô, a ampliação do calçadão e a implantação de uma passarela na Paralela.

Na Orla Marítima, será construída uma área de estacionamento e, em parceria com a prefeitura de Salvador, novas linhas de ônibus deverão ser criadas para servir ao local. As intervenções na Avenida Pinto de Aguiar já foram iniciadas. Nos próximos 15 dias terão início as obras em todo o entorno. A grama do estádio vai ser plantada a partir do dia 2 de maio. Ela necessita de 90 dias para crescer e ficar no padrão adequado para os jogos de futebol.

► Estádio

Com a obra, Pituaçu passa a ter capacidade para 34 mil torcedores. Atualmente, são 13 mil assentos. A nova praça esportiva segue todas as normas do Estatuto do Torcedor. A reforma exige estruturas novas – muros, vestiários, sala de juízes, instalações elétricas, sistema de irrigação e reservatórios.

O estádio passará a contar com um sistema de esgotamento sanitário e terá a arquibancada revestida. Entre os equipamentos contemplados com as melhorias estão as tribunas de honra e de imprensa, as cabines de rádio e TV, os alambrados, os pilares e os cercamentos. Um placar eletrônico será instalado.

O projeto da reforma inclui, também, melhorias na sinalização, sanitários, nas cantinas e nas bilheterias. O espaço contará, ainda, com postos médico e policial.Agecom

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário