O melhor futebol é o baiano

Quem começou a tarde no controle remoto, zapeando entre São Paulo x Palmeiras e Flamengo x Botafogo, com certeza, deu vacilo porque o melhor jogo da rodada foi mesmo Vitória x Primeiro Passo, no Barradão.

Para os rubro-negros, só não foi melhor porque o Leão não conseguia rasgar a carne da presa como costuma fazer nas savanas africanas. Brocava e levava, numa hesitação no placar que provocou um começo de semana deprê para os fiéis da religião rubro-negra.

Muito mais que um “placar de baba”, como podem minimizar os fãs da obviedade, o placar de 5 a 5 pode ser lido como uma boa goleada mútua. Um time deu de 5 a 0 no outro, que tal esta leitura que premia as atuações dos dois ataques?

No Vitória, enquanto tiveram fôlego, Ramon e Jackson mostraram por que experiência e talento são tão poderosos quando andam juntos. E mesmo quando acabou o gás, Ramon, em um lindo corta-luz para o quinto gol de Marquinhos, mostrou categoria.

Categoria que já havia evidenciado no gol em que tirou um zagueiro com um drible seco e bateu rasteiro, sem chance. Rodrigão acabou expulso, mas deixou um laço, um tiro certeiro e forte que estufou a rede e voltou. Vai fazer falta no Ba-Vi.

► VALOROSO

O Primeiro Passo empatou porque como já havia lido no velho MegaFone, em mensagem enviada por Jorge Braga Barretto, o Vitória está sem perna no segundo tempo. A garra da turma de Conquista deixou a família em paz, pois a patroa é de lá.

Nada de o casal brigar por causa de bola. Vale a pena até dar uma elogiada no alviverde. Merecida. O time fez gol de todo jeito, com destaque para a bola bem trabalhada até o gol do Vitória. Parecia até lance de golzinho fechado, daqueles que se joga na praia.

Bola tocada rasteirinha até chegar no gol de Ney. Teve também gol de cabeça, dentro da lógica de crise aérea que o prefeito Valera vem falando desde o início da candidatura. E aquela pedra que resultou no quinto gol e Ney aceitou? Por que ninguém marcou o cara?

Ali foi chato, pois o placar de 5 a 4 seria legal pra lembrar outro jogo do mesmo quilo, aquele Vitória x Vasco que foi considerado pelos leitores de ATEC a partida mais emocionante da história do Leão, numa daquelas edições especiais frias de Natal.

Mais chato ainda foi perceber que a previsão do prefeito havia se confirmado pois o Bahia virou o jogo em cima do Itabuna e deve ter feito a alegria do amigo Carvalho, que imagino estar dando banana pra quem fica depreciando o valoroso Campeonato Baiano.

► ACARAJÉ

É preciso dar a língua ou o dedo a torcer, no caso de quem comunica escrevendo. Depois dos 5 a 5, a goleada mútua de ontem, vamos rever nossos conceitos e perceber que o futebol da Bahia pode ser mesmo muito mais divertido que São Paulo e Rio.

Não sei se seu Adenilton informou certo, mas pelos gritos de John do jiu-jitsu, no apartamento ao lado, o São Paulo venceu mesmo o Palmeiras por 2 a 1, enquanto o Flamengo, segundo disse o amigo porteiro, levou um sapeca de 3 do Botafogo.

Agora, a forte ameaça de deixar o campeonato sem graça é o Bahia, que vai partir pra vencer os dois Ba-Vis e abrir uma grande vantagem sobre o Vitória, muito difícil de ser subtraída. Restará o Primeiro Passo de nosso Maradona como último obstáculo.

Dentro de duas rodadas, o Bahia estará com 10 pontos contra oito do Primeiro Passo, que vai vencer também o Itabuna duas vezes. O Vitória abre para o Primeiro Passo em Conquista, mas o Bahia volta a vencer o Itabuna. A decisão será em Camaçari.

Nada como outra bela homenagem ao grande Armando. Será no Estádio com seu nome que o Bahia voltará a ser campeão baiano e o futebol da nação acarajé conhecerá um novo vice, representando a maior cidade do sudoeste baiano.Blog Paulo Leandro

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário