Vitória devolve humilhação ao Bahia e lidera o campeonato

Neste domingo, foi a vez do Vitória ir à casa do Bahia e golear o adversário no tradicional confronto. O triunfo por 3 a 0 devolveu a auto-estima da equipe, que foi humilhada na última semana na goleada por 4 x 1, e, de quebra, recolocou o Vitória na disputa pelo título estadual.

Agora, Rubro-negros e tricolores estão empatados em pontos (7), número de vitórias e saldo de gols, mas a liderança voltou às mãos do Vitória, que leva vantagem no critério de número de gols marcados. O Conquista, com 5 pontos, e o Itabuna, com 3, seguem com chances de ficar com o título.

Na próxima rodada, quinta-feira, feriado do Dia do Trabalho, os grandes jogam no interior: o Bahia enfrenta o Itabuna e o Vitória encara o Conquista. Quaisquer que sejam os resultados, a decisão ficará para a última rodada, domingo, dia 3, quando o Bahia recebe o Vitória da Conquista em Camaçari e o Vitória recebe o Itabuna no Barradão.

O Tricolor sentiu a ausência do meia Elias e não conseguiu levar muito perigo à área do Vitória ao longo dos 90min. No rubro-negro, o trabalho psicológico para tentar a volta por cima, comandado pelo técnico Vagner Mancini, surtiu efeito, e o time devolveu os gritos de “olé” que ouviu forçosamente no Barradão na última semana.

A partida começou em altíssima velocidade, pois logo aos 40seg Rodrigão fez dura falta em um marcador tricolor e foi advertido com o cartão amarelo. Aos 2min, Didi completou cobrança de falta de Ávine e marcou o primeiro gol, anulado pelo árbitro Manoel Lopo Garrido.

O Vitória levou apenas 1min para retrucar o lance de perigo. Após cruzamento de Ramon na área, a bola chutada por Marquinhos acertou a trave. No rebote Rodrigão foi travado por Marcone, que se esticou para impedir o primeiro gol rubro-negro.
A grande jogada do Bahia no primeiro tempo aconteceu em um contra-ataque de Ávine, aos 13min. O jogador avançou pela lateral-esquerda e cruzou para Cristiano. De frente para França, o atacante perdeu um gol incrível, mas com méritos para o goleiro, que fez grande defesa e afastou a bola para escanteio.
Logo após a chance perdida, o Vitória dominou o jogo e forçou o Bahia a cometer erros, o que aconteceu pelo primeira vez aos 37min. O zagueiro Alison escorregou com a bola nos pés e o atacante Rodrigão avançou sozinho em direção ao gol de Darci, mas foi calçado por Marcone, que recebeu cartão vermelho.
A vantagem numérica colocou fogo na equipe rubro-negra, que aproveitou o clima e conseguiu abrir o placar aos 45min. O meia Ramon Menezes, que serviu os companheiros durante todo o primeiro tempo, recebeu grande passe sozinho na área e chutou rasteiro na saída de Darci.

De volta para o segundo tempo, o Bahia se viu obrigado a partir para o ataque, enquanto o Vitória, com a mesma formação, tomou uma atitude mais defensiva e se preocupou em conter o adversário no meio de campo, livrando a defesa das investidas dos atacantes. Com o esquema, o Vitória anulou o Bahia e ainda conseguiu marcar o segundo gol.
Após outra furada de Alison, Marquinhos pegou a sobra e tocou na saída de Darci para ampliar o placar. Depois o gol, o Bahia se perdeu ainda mais em campo, e aos 43min recebeu o golpe de misericórdia. Ricardinho, em jogada individual, invadiu a área, se livrou de dois zagueiros tricolores, mesmo sem ângulo, mandou a bola entre Darci e a trave para marcar o terceiro gol.

Para completar o inferno tricolor, o técnico Paulo Comelli foi excluído pelo árbitro aos 45min, e Fausto foi expulso aos 47min. O rubro-negro Ricardinho também recebeu cartão vermelho por revidar a agressão de Fausto.
BAHIA
Darci; Fábio, Alison, Marcone e Ávine; Rogério, Fausto, Rivaldo e Ananias (Emerson Cris); Cristiano (Éverton) e Didi (Pantico).
Técnico: Paulo Comelli

VITÓRIA
França; Marco Aurélio, Leonardo Silva, Anderson Martins e Fernando; Renan, André Silva (Willians Santana), Marco Antonio e Ramon Menezes; Marquinhos (Ricardinho) e Rodrigão
Técnico: Vagner Mancini

Data: 27/04/2008
Árbitro: Manoel Lopo Garrido
Auxiliares: Kléber Moradillo da Silva e Alessandro Rocha Matos
Cartões Amarelos: Rodrigão, Rivaldo, Marco Antônio, Marco Aurélio, Fernando, André Silva, Pantico, Fábio, Renan
Cartões vermelhos: Marcone, Rivaldo, Ricardinho

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário